A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) promoveu, em 22 de março, encontro com gestores municipais de saúde, técnicos das secretarias municipais de saúde, auditores municipais do Sistema Único de Saúde e auditores da SRS-BH. Foram abordados temas como marco legal da Auditoria do SUS, estrutura, princípios, planejamentos, relatório de auditorias. O evento ocorreu no auditório do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), na Av. Álvares Cabral, 344.

O secretário municipal de São José da Lapa, Carlos Henrique Ferreira Alves, destaca a nova percepção da auditoria no contexto de inovação, treinando o gestor para proporcionar melhor serviço à população. “O evento é de grande valia para a formação de gestores. Traz a nova visão da auditoria junto à governança para o melhor gasto do dinheiro público, de atendimento à população”, aponta.

A diretora da auditoria do município de Belo Horizonte, Daniella Barros, enfatiza que o propósito da auditoria independe do tamanho do município. “Cada cidade tem uma característica e as suas dificuldades, mas é muito importante buscar o melhor lugar dentro do sistema”, diz.

Alex Rodrigues apresenta auditoria estadual

Nesse contexto, segundo o auditor-chefe da Auditoria do SUS-MG na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Alex Rodrigues, o fato de o setor estar ligado diretamente ao gabinete do secretário de estado de Saúde, Fábio Bacheretti, desde 2019, proporciona atuação estratégica. “Isso nos proporcionou maior autonomia de atuação, independência e mais efetividade. Conseguimos sugerir melhorias nos processos e políticas para nossas áreas técnicas, além de ter autonomia para atuar nos municípios e prestadores do SUS”.

Para o chefe do Serviço Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde, João Batista da Silva, é necessário fazer gestão compartilhada. ‘Não há hierarquia entre os entes. Trabalhamos de forma integrada. Isso potencializa as ações”.

Créditos: Leandro Heringer

Por Leandro Heringer