A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, realizou neste sábado, 23/3, o segundo "Dia D" do movimento "Minas Unida Contra o Mosquito", mobilizando 31 municípios da região. A iniciativa faz parte de uma mobilização estadual que envolveu mais de 600 cidades mineiras em mutirões comunitários e ações de conscientização sobre os riscos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Em Diamantina, sede da macrorregião de Saúde Jequitinhonha, as atividades se concentraram no bairro Vila Operária. Foram realizadas diversas ações, entre elas o mutirão de limpeza nas ruas do bairro, visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), distribuição de material informativo, além da exposição de mosquito e larvas, com uso de microscópio, voltadas para a conscientização do público infantil.

Liliany Carvalho, secretária municipal de Saúde de Diamantina, explicou a escolha do bairro e destacou a participação dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE). “Escolhemos a Vila Operária devido a alta incidência de casos. Tivemos hoje a participação de vários servidores municipais, entre eles os Agentes Comunitários de Endemias, que realizaram o trabalho de conscientização e orientação nas ruas e residências do bairro”, ressaltou a secretária

A ação também contou com a participação de voluntários do bairro, em especial do pequeno Gael Souza, de seis anos, que ajudou na distribuição de material educativo contra o mosquito causador da dengue. “Eu estou aqui para ajudar a combater o mosquito da dengue. Não podemos deixar água parada”, explicou Gael.

Mobilização na macrorregião de saúde Jequitinhonha
Além de Diamantina, 30 municípios da região participaram do "Dia D", realizando grandes mutirões de limpeza urbana com participação comunitária e visitas domiciliares pelos ACEs para orientação e eliminação de focos do mosquito. As atividades ocorreram nas cidades de Alvorada de Minas, Araçuai, Carbonita, Coronel Murta, Couto de Magalhães de Minas, Francisco Badaró, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Serra Azul de Minas e Serro.

A conscientização e mobilização dos estudantes da região foi o foco nas cidades de Chapada do Norte, Presidente Kubitschek e Coluna. Por meio de atividades lúdicas, palestras, apresentações teatrais, jogos e produções artísticas nas escolas, os municípios investiram nesse engajamento dos jovens como agentes multiplicadores contra a proliferação do Aedes.

Para levar a mensagem de prevenção às ruas, carreatas, passeatas e blitze educativas foram realizadas em locais estratégicos dos municípios de Aricanduva, Gouveia, Turmalina, Veredinha, José Gonçalves de Minas, Felício dos Santos, Berilo, Capelinha, Conceição do Mato Dentro, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto e Virgem da Lapa. Essas ações de sensibilização reforçaram os cuidados necessários e chamaram a atenção da população para o combate contínuo ao mosquito.

Município de Congonhas do Norte

Houve diversas ações voltadas para o engajamento da população, por meio de rádios e redes sociais, com destaque para a ação desenvolvida em Minas Novas que, com muita criatividade e irreverência, produziu um vídeo em que a educadora e artista local, Gi Guedes - que integra a equipe da saúde mental do município, vestida de mosquito da dengue, chamou a comunidade escolar para a ação. “Sábado dia 23 é dia D, D de dengue? Na-na-ni-na-não! Sábado dia 23 é dia “De” limpar o quintal e postar na rede social”, convocou a artista.

"Com a forte adesão dos municípios do nosso território, o segundo Dia D representou um passo importante na luta contra as arboviroses”, destacou Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente da Regional de Saúde de Diamantina. “No entanto, alertamos que é fundamental que as ações de combate continuem ao longo do ano, com o envolvimento de todos”, ressaltou a superintendente. As ações na região têm o apoio dos Bombeiros, Polícia Militar, lojas maçônicas de Diamantina, além de servidores municipais e da SRS Diamantina na ação,

A dengue na região
Até a última quarta-feira, 20/3, segundo o painel de monitoramento de arboviroses da SES-MG, foram registrados 10.439 casos confirmados de dengue nos 31 municípios da Regional de Saúde de Diamantina. Há ainda 22.044 casos prováveis da doença, com 11 óbitos em investigação.

Em relação à chikungunya, foram contabilizados 153 casos confirmados na região até a referida data. Outros 499 casos estão classificados como prováveis. Não há registro de casos confirmados ou óbitos suspeitos por zika vírus no território.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão