Neste sábado, 23/3, ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de combate ao Aedes no estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com 22 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, somaram forças para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o objetivo de reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Neste sábado, ocorreram mutirões de limpeza, blitz educativas, intensificação de visitas domiciliares, bloqueio com bombas costais, estandes informativos, sobrevoo com drones, carreatas, interação com crianças, trabalho conjunto com outros órgãos municipais e parceiros, e até distribuição de mudas de citronela em toda a macrorregião de Saúde Triângulo Sul.

Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Carneirinho, Conceição das Alagoas, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Uberaba, União de Minas, Veríssimo, São Francisco de Sales, Comendador Gomes, Santa Juliana, Perdizes e Tapira realizaram ações neste sábado. Os demais municípios da macro vêm realizando combate e prevenção ao longo da semana.

Para a superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, “a soma de esforços entre o poder público e a sociedade, nesse momento, é muito importante, e essa é a proposta das ações do movimento Minas Unida Contra o Mosquito”, disse. “Uberaba, município polo da nossa macrorregião, e mais 21 municípios, estão mobilizados hoje, para lembrar os cidadãos de fazerem sua parte”, completou a dirigente.

Uberaba
Em Uberaba, as ações contaram com a participação de 50 profissionais, entre agentes de endemias, educadores em saúde, motoristas, guardas municipais e parceiros envolvidos. O município realizou blitz educativa, mutirão de limpeza com caminhões e visitas domiciliares em 761 imóveis, abrangendo 1.575 pessoas do bairro Jardim Alvorada. A ação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Governo, Comunicação, Serviços Urbanos e Obras, Defesa Social, e da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), além da Câmara Municipal de Vereadores de Uberaba. Desde fevereiro o município está realizando mutirões de limpeza todos os sábados.

De acordo com a secretária municipal de saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, as forças-tarefas realizadas pelo município vêm se concentrando nos bairros com maior incidência de larvas do mosquito e de notificações de dengue. Segundo ela, "é uma união de esforços que engloba desde visitas domiciliares, até limpeza pesada, mas o foco principal é a conscientização da população em ações cotidianas de eliminação de focos do mosquito”. Valdilene informa ainda que com a parceria do Governo de Minas, o município começou, no mês de março, a usar três caminhonetes com fumacê nas ações de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Visita em domicílios
Guiomar Helena da Silva, aposentada e moradora do bairro Jardim Alvorada, abriu a casa para os agentes de endemias checarem seu quintal. Ela já teve dengue duas vezes, e passou muito mal. Por isso, reconhece a importância do trabalho desses profissionais. Ela ressalta que as pessoas precisam estar atentas aos seus quintais, para mantê-los limpos e não acumular materiais que possam juntar água. “Quando a prefeitura passa, muitas vezes, as casas estão fechadas, pois as pessoas trabalham fora. Essas pessoas, especialmente, precisam fazer sua parte no dia a dia, além de não deixar de abrir sua casa para os profissionais, quando passarem, para que possam fazer o seu trabalho”, disse a aposentada.

Cenário Macrorregional das Arboviroses
Em 2024, até agora, a Macrorregião Triângulo Sul, notificou 13.087 casos de dengue, sendo que, destes, 5.444 foram confirmados e 21 foram a óbito, sendo 1 confirmado. Também foram notificados 118 casos de chikungunya, sendo 65 confirmados e 1 óbito também confirmado.

Apenas no município de Uberaba, foram notificados 5.312 casos de dengue, sendo 478 confirmados, com 3 óbitos em investigação. Também foram notificados 25 casos de chikungunya, sendo 12 confirmados.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes e outras informações podem ser conferidas no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Por Sara Braga

Enviar para impressão