A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nesta quarta-feira, 20/3, a realização de reuniões com referências técnicas de imunização dos 54 municípios que compõem a sua área de atuação, com o objetivo de alinhar ações para a implementação da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A vacinação começa na segunda-feira, 25 de março, com término previsto para 31 de maio. O “Dia D” de mobilização nacional da população, proposto aos municípios pelo Ministério da Saúde (MS), está previsto para o dia 13 de abril. 

Até sexta-feira, 22/3, os encontros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde serão conduzidos pelas referências técnicas de Imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido e Angra Camila Alves Pereira Andrade, além de Patrícia Lima Magalhães, da Coordenadoria de Atenção à Saúde. Entre os participantes estão as referências de imunização e os técnicos das salas de vacinação ou digitadores. Além de aspectos relativos à realização da campanha, também estão sendo atualizadas informações sobre o registro de doses nos sistemas e-SUS/SIPNI, mantidos pelo Ministério da Saúde.

20.03.2024 -Montes Claros - 2 capacitacao acampanha gripe

Nesta quarta-feira, 20, a reunião contou com a participação de profissionais que atuam em 23 municípios que compõem as microrregiões de Salinas e Taiobeiras. Também foram convidadas referências técnicas de Mirabela, Claro dos Poções, Engenheiro Navarro e Joaquim Felício, municípios mais distantes de Montes Claros.

Quinta-feira, 21, a reunião de alinhamento teve a participação de referências técnicas de Imunização das microrregiões de Saúde de Coração de Jesus e de Janaúba/Monte Azul. Já na sexta-feira, 22, os trabalhos foram encerrados com a participação de profissionais atuantes nas microrregiões de Saúde de  Bocaiuva, Francisco Sá e Montes Claros.

Durante as reuniões com os municípios, a referência técnica da SRS Montes Claros, Mônica Rochido, reforçou que “a campanha de vacinação contra a gripe constitui momento oportuno para os serviços de saúde atualizarem os cartões de vacina, alcançando, com isso, diversas faixas etárias da população”.

Também no dia 20, a Superintendência Regional de Saúde iniciou o repasse da primeira remessa de vacinas para os municípios, totalizando 41.250 doses. 

20.03.2024 -Montes Claros - 1 rede frio

Na macrorregião de Saúde Norte, as localidades que concentram o maior público a ser vacinado são: Montes Claros (151 mil 622 pessoas); Januária (27.523); Janaúba (25.141); Pirapora (21.761); São Francisco (18.710); Bocaiuva (18.082); Salinas (16.504); Porteirinha (15.120); Brasília de Minas (13.717); Várzea da Palma (12.803); Taiobeiras (12.207); São João das Missões (11.823); Jaíba (11.715); Espinosa (11.453); Coração de Jesus (10.909) e Rio Pardo de Minas (10.507).  

 

Público alvo

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, explica que, “neste ano, o Ministério da Saúde decidiu antecipar para março a vacinação contra a gripe devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Por esse motivo, é importante que os municípios adotem várias estratégias para facilitar o acesso da população às salas de vacina, incluindo a extensão do horário de funcionamento dos serviços de saúde, inclusive nos finais de semana”. 

A campanha tem como alvos os seguintes públicos: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo percurso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; quilombolas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas  (entre 12 e 21 anos).

A vacina utilizada na campanha será a trivalente, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

A estimativa é de que em todo o país a vacinação contra a gripe alcance mais de 74,4 milhões de pessoas. Em Minas Gerais, a estimativa é de que 8,7 milhões de pessoas compõem os grupos prioritários de imunização.

Já nos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte, a estimativa do Ministério da Saúde é de que 627.188 pessoas devem ser vacinadas. Em 54 municípios da área de atuação da SRS Montes Claros há concentração do maior público a ser imunizado, totalizando mais de 415,4 mil pessoas. Em 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária residem 159.194 pessoas a serem vacinadas. Outras 52.555 pessoas moram em sete municípios jurisdicionados à GRS de Pirapora.

 

A doença

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus influenza, com grande potencial de transmissão. Os principais sintomas são: febre; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça.

O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade. Já em crianças a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o aumento dos linfonodos cervicais; quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em pessoas com doença crônica, idosos e crianças menores de dois anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. As complicações mais comuns são:pneumonia bacteriana e por outros vírus; sinusite; otite; desidratação; piora das doenças crônicas; pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.

 

Prevenção

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e a constante mudança dos vírus influenza requer a imunização anual. 

Além da vacinação, orienta-se a adoção de outras medidas de prevenção para toda a população: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados. 

 

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão