Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, em Varginha, nos dias 11 e 12/3, capacitações sobre o manejo clínico e enfrentamento das arboviroses para as macrorregiões de Saúde Sul e Extremo-Sul.

Na segunda-feira, 11/3, o “Encontro Macrorregional de Enfrentamento das Arboviroses” foi realizado no Theatro Municipal Capitólio e teve como público-alvo secretários municipais de saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores de Assistência à Saúde e coordenadores de Comunicação. A proposta foi orientar as equipes municipais para ativação de níveis de respostas para os cenários das arboviroses.

13.03.2024 -Varginha - capacitação 2 

Já na terça-feira, 12/2, a capacitação “Oficina Macrorregional Sobre Manejo Clínico das Arboviroses” ocorreu no Teatro Mestrinho e foi direcionada a  médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses. O objetivo foi ampliar a qualificação dos profissionais para atuar na resposta assistencial e atendimento dos pacientes suspeitos de arboviroses, prevenindo mortes e agravamentos evitáveis por doenças como dengue, zika e chikungunya.  

A diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Marcela Lencine Ferraz, destacou a importância do evento. “Já percebemos um aumento de 1.500 por cento no aumento de casos confirmados de dengue do estado em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, é importante capacitações permanentes, compartilhar conhecimentos e experiências com outros profissionais, pois podem ser fundamentais para encontrar soluções eficazes e salvar vidas.”

Participaram dessas capacitações cerca de 500 profissionais de saúde e gestão de 103  municípios que pertencem às áreas de abrangência das Superintendências Regionais de Saúde de Pouso Alegre e Varginha.  

O superintendente da Regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, reforçou a importância da conscientização e ação de cada cidadão no enfrentamento das arboviroses. Segundo o superintendente, neste ano Minas Gerais enfrenta a pior epidemia de dengue da história e muito trabalho está sendo feito para reverter esse quadro. 

“É fundamental que os cidadãos sejam realmente partícipes e não tutelados neste momento, fazendo de fato uma vistoria nas suas casas e locais de trabalho, com o objetivo de eliminar qualquer água parada que possa se tornar um foco. Enquanto profissionais de saúde e gestão, vamos aproveitar ao máximo a expertise desses palestrantes que são referência no Sul de Minas e buscarmos ofertar o melhor para a população, para que a gente possa enfrentar e mitigar, de fato, os problemas em saúde coletiva que esse vetor tem nos trazido”, disse Luiz Paulo Riceputi.

13.03.2024 -Varginha - capacitação 3 

Situação epidemiológica

O Boletim Epidemiológico divulgado na página da SES-MG aponta que, até 11/03, são 185.690 casos confirmados de dengue em todo estado e 514.830 casos prováveis. Com 66 óbitos confirmados e 308 em investigação.

Quanto à chikungunya, até 11/3, são 31.563 casos confirmados em Minas Gerais e 50.115 casos prováveis, com 20 óbitos confirmados e 20 óbitos em investigação pela doença.

Sobre zika são apontados 7 casos confirmados e 98 prováveis em todo o estado, sem óbitos confirmados ou em investigação.

 

13.03.2024 -Varginha - capacitação 4

Programação

O evento abordou as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pela fala da diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Lencine Ferraz.

O Cenário Epidemiológico das Arboviroses foi apresentado pelas Coordenadoras de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, Monique Borsato e da Vigilância em Saúde da SRS Pouso Alegre, Izaura Sobreiro.

Os dados e informações para o controle das Arboviroses foram abordados por Roseli Andrade (CEVARB - SES-MG), que também mostrou a importância da vigilância e controle vetorial.

Já Paula Raia, da Opas, falou sobre a atuação do Centro de Operações de Emergências e o papel da gestão. Marina Sammarco, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, destacou o papel da assistência dentro da matriz de responsabilidade.

A Estruturação dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) para os atendimentos relacionados às Arboviroses foi explicada por Adriana de Faria Nogueira Luz, da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Varginha. Na finalização do primeiro dia do evento, a pauta foi a Estruturação dos serviços hospitalares, urgência e emergência para os atendimentos relacionados às Arboviroses, por  Katia Pimentel, da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre.

Já no segundo dia, a médica clínica e geriatra da Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá, Hiriama Ferraz Campos, abordou o acolhimento inicial e classificação de risco do paciente com suspeita de arbovirose.

O médico infectologista da secretaria municipal de saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, esclareceu dúvidas sobre o manejo clínico da dengue e chikungunya. Enquanto Carlos Henrique Peloso Silva Júnior, médico da família e comunidade, também da Semus Varginha, abordou o manejo clínico da febre amarela.

Fechando a capacitação, Bruno Del Bianco Borges, biomédico e professor adjunto do departamento de medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (UFLA), explicou o diagnóstico e acompanhamento laboratorial das arboviroses.

O médico José Siqueira Soares, profissional com mais de 40 anos de experiência e que atua em Monsenhor Paulo, destacou a importância de multiplicar no território as informações compartilhadas no evento. “Precisamos ser multiplicadores dessas informações importantes, compartilhadas por profissionais que têm vasto conhecimento das arboviroses e experiências riquíssimas de infectologia. Encontros como esses são muito importantes. Lidamos com a dengue há bastante tempo, mas sempre é um desafio, sempre tem coisas novas no manejo que precisamos estar atentos e atualizados, focados principalmente no avanço dela em nossa região”.

 

Governo Unido

O evento registrou a importância de um governo unido no enfrentamento da epidemia de dengue, contando com as presenças de representantes de órgãos municipais, estaduais, federais e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG).

Foi destacada também a importância da mobilização social como eixo temático do Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses, utilizando recursos da comunicação para combater a disseminação de notícias falsas, a desinformação e fomentar a sociedade para ações de eliminação de focos do Aedes.

A realização da capacitação em Varginha contou com a apoio de parceiros, como a Prefeitura Municipal de Varginha, Fundação Cultural do Município de Varginha, Teatro Mestrinho,  Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis) Circuito sas Águas,  Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Lavras (Cislav), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Água Mineral Pouso Alto.

 

Dia D

O governo de Minas Gerais lançou o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, que tem o objetivo de gerar e estimular a mobilização da comunidade em todo o estado para que sintam e compreendam a sua responsabilidade pela eliminação do mosquito Aedes, redução de casos e óbitos evitáveis. No dia 23 de março será realizado o segundo dia D de mobilização contra a dengue no estado. A primeira edição realizada em 24/02 contou com a participação simultânea de mais de 500 municípios em todo o estado.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi - Fotos: Tatiana Vilela Pessoa / SRS Varginha

Enviar para impressão