A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, nesta sexta-feira, 8/3, da inauguração de um tomógrafo no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), em Sete Lagoas. O equipamento foi adquirido com repasse estadual de cerca de R$ 1,5 milhão.

O tomógrafo é considerado fundamental para o atendimento de pacientes oncológicos, cardiológicos, renais, atendimento de urgência e emergência. O equipamento vai atender a população de 25 municípios da região da Unidade de Regional de Saúde (URS) de Sete Lagoas, beneficiando cerca de 450 mil pessoas.

08.03.2024- Sete Lagoas - inauguração tomógrafo 1

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, salientou que o equipamento do Hospital Nossa Senhora das Graças é um dos cem tomógrafos da resolução do governo de Minas que vem melhorando o parque tecnológico de vários hospitais.

“Esse tomógrafo se soma ao do hospital municipal de Sete Lagoas, que, em 40 dias, já estará em funcionamento e também a dois mamógrafos que vão ajudar a dar o diagnóstico precoce e melhorar o atendimento dos pacientes de toda a região”, disse Baccheretti.

O secretário observou ainda que equipamentos como os tomógrafos fazem a diferença na tomada de decisão no atendimento ao paciente, impactam na gestão hospitalar e no tempo de permanência do paciente no hospital.

08.03.2024- Sete Lagoas - inauguração tomógrafo 2

O impacto das melhorias da saúde na vida do cidadão

Para a coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da URS de Sete Lagoas, Ludmilla Patente, “o tomógrafo irá auxiliar na condução dos pacientes oncológicos - aqueles que estão em tratamento de câncer - que chegam a cerca de 500 por mês. Também será importante no diagnóstico dos pacientes atendidos na cardiologia e que realizam o atendimento de hemodiálise no Hospital Nossa Senhora das Graças”.

Josiane dos Santos Oliveira é paciente do Hospital Nossa Senhora das Graças e faz tratamento oncológico e está em sua quarta sessão de quimioterapia. Atualmente faz duas quimioterapias de uma vez e já tem visto uma evolução muito grande. Ela comemora os benefícios referentes ao novo equipamento.

“Hoje a gente ganhou um tomógrafo. A gente depende dele. É muito importante, não só para mim, mas para todos os pacientes, e para os médicos poderem trabalhar melhor, descobrir de fato onde está localizada a doença para conseguir trazer um resultado positivo para a gente. Isso já é maravilhoso, é gratificante, traz esperança para aqueles que já estão cansados, desanimados e renova as nossas forças”, ressalta.

Mais investimentos na Saúde em Sete Lagoas

Na agenda em Sete Lagoas, Fábio Baccheretti anunciou novos investimentos na saúde para o município e a região. “Nós temos o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também, que agora, dia 1º de abril, começa a rodar em toda essa região, reorganizando a urgência e emergência, e a obra do Hospital Regional que, no próximo mês, também recomeça a todo vapor. Logo teremos mais um hospital para reorganizar todo o atendimento, onde acontece o Opera Mais, as cirurgias eletivas, as internações vinculadas ao Valor a Minas”. O secretário lembrou que “são muitas políticas que estão reorganizando e mudando a cara da saúde pública do nosso estado”.

A base do Samu do município foi implantada em 2023 e conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB) em funcionamento.

O compromisso da SES-MG e do Governo do Estado com a melhoria dos serviços de saúde foi abordado pelo secretário. “Estamos investindo nos hospitais que realmente produzem em nosso estado, dando diagnóstico precoce, melhorando a assistência, dando melhor qualidade do trabalho aos profissionais de saúde”, reforçou.

Em relação ao Valora Minas, o município de Sete Lagoas recebeu repasses de R$ 18.832.864,77 mais um incremento de R$ 1.982.439,19. A Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas -  tem como objetivo qualificar, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde. O Valora Minas configura-se por um modelo que visa integrar a Rede de Atenção à Saúde no âmbito dos territórios.

O Opera Mais, Minas Gerais é um programa do Governo do Estado voltado para a ampliação da capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos em todas as regiões. Ele é o módulo de cirurgias eletivas do Valora Minas. Em 2023, até o mês de agosto, foram realizadas 2.659 cirurgias eletivas em Sete Lagoas com recursos do Opera Mais.

Por Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas / Fotos: Fábio Marcheto

Enviar para impressão