No último dia 6/3, o Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu uma importante capacitação destinada aos técnicos dos 21 municípios que compõem a área de abrangência da regional. O evento, intitulado "Curso Ações Básicas da Vigilância Sanitária", teve como objetivo principal fortalecer a capacidade técnica, estrutural e operacional das vigilâncias sanitárias municipais.

Durante a capacitação, diferentes temas foram abordados visando aprimorar o desempenho dos profissionais e, consequentemente, melhorar as ações executadas nas respectivas áreas de atuação. Dentre os assuntos destacados, estão a Resolução SES 8115: Regulamentação dos Serviços de Interesse à Saúde; Postura do Fiscal Sanitário: Aspectos éticos e legais no exercício da fiscalização; Elaboração de Relatório de Inspeção: Documentação fundamental para o registro e controle das atividades de inspeção sanitária; Licenciamento Sanitário Simplificado: Procedimentos para simplificar o processo de licenciamento, garantindo a agilidade e eficiência na regularização de estabelecimentos; Política Continuada da Responsabilidade de Fiscalização dos Produtos e Serviços: Abordagem da Resolução 9081/2023, que define diretrizes para a fiscalização de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário e Projetos Arquitetônicos: Aspectos técnicos e normativos para a adequação de instalações físicas conforme exigências sanitárias.

Curso Ações Básicas da Vigilância Sanitária em Patos de Minas

Segundo Ivany Maria Silva de Brito, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas, a realização deste curso representa um passo significativo para o aprimoramento das ações de Vigilância Sanitária na região. "Esta iniciativa contribui para o fortalecimento da capacidade técnica dos profissionais envolvidos, bem como para a melhoria das práticas executadas em sua área de abrangência. Nosso objetivo é prevenir riscos à saúde pública e intervir de forma eficaz nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens e serviços de interesse à saúde", ressaltou Ivany Brito.

A capacitação contou com a participação ativa dos técnicos dos municípios, que puderam trocar experiências e ter acesso a informações importantes para o desempenho de suas funções. A expectativa é que os aprendizados adquiridos durante o curso sejam aplicados no dia a dia das vigilâncias sanitárias municipais, resultando em uma atuação mais eficiente e alinhada às normativas vigentes. "É fundamental ressaltar a importância de instruir os fiscais sanitários dos municípios, aqui representando a microrregião de Patos de Minas, quanto à aplicação das normas sanitárias junto aos estabelecimentos inspecionados", destacou Marcela Elvira Ferreira Porto Borges, coordenadora da Vigilância Sanitária de Patos de Minas.

"Os pontos principais enfatizados foram a apresentação das legislações que fundamentam e embasam as ações realizadas pelos fiscais, desde a Lei 8080/1990, que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS), até a mais recente, a RES/SES/MG 8765/2023, que estabelece regras para o Licenciamento Sanitário Simplificado, visando a desburocratização e otimização dos processos de abertura de empresas", complementou Marcela Borges.

Por Pedro Lucas

Enviar para impressão