A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, realizou, na última quinta-feira (29/2), uma reunião técnica de alinhamento para receber seus novos municípios - Materlândia, Rio Vermelho e Sabinópolis. O objetivo da reunião foi apresentar a estrutura da GRS Itabira, suas coordenadorias e também forma de trabalho, além de informações aos novos municípios sobre as atribuições de cada área temática.

O diretor regional de saúde de Itabira, Maurício Geraldo Marques, explicou que a resolução que trata das alterações no Plano Diretor de Regionalização de Saúde (PDR) no Estado foi aprovado na Comissão Intergestores Bipartite Estadual no Sistema Único de Saúde (CIB/MG/SUS), ainda em dezembro de 2023, mas entrou em vigor no dia 14 de dezembro de 2023, com efeitos retroativos a 1º de agosto de 2023, confirmando a proposta da Gerência Regional de Saúde (GRS) em ampliar a sua área de abrangência.

“O município sede da GRS Itabira foi confirmado como uma macrorregião complementar a Belo Horizonte, deixando de ser uma macrorregião de apoio. Então depois de todos estes detalhes técnicos, hoje foi o dia de receber estes novos municípios e realizar de fato nosso primeiro alinhamento de forma presencial junto a toda a equipe técnica da Regional”, destacou Maurício.

Reunião de alinhamento com novos municípios

A coordenadora da regulação, Daniela Carla Andrade, da GRS Itabira, informou que antes os três municípios estavam integrados administrativamente à Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, mas assistencialmente integrados à Gerência Regional de Saúde de Itabira.

“Essa reestruturação do Plano Diretor de Regionalização (PDR) permite uma organização mais eficiente da rede assistencial formando regiões de saúde mais resolutivas que consideram as particularidades de cada território, amenizando as desigualdades existentes e melhorando o acesso aos serviços de saúde à população", pontuou Daniela.

Durante a reunião, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Aline Graziele Fernandes Martins da Costa, da GRS Itabira, apresentou aos municípios os vários programas com que a vigilância trabalha, como distribuição imunobiológicos (vacinas e soros) e insumos para coleta de amostras, além de realizar também análise e monitoramento de água.

“Foi um momento importante de alinhamento com os municípios que foram incorporados à GRS Itabira, através da alteração do PDR. Foi possível repassar as orientações e tirar as dúvidas sobre os processos realizados pela vigilância epidemiológica, contatos das referências e alguns fluxos que necessitavam ser alinhados”, ponderou Aline.

04.03.2024-Itabira-Novos municípios 2

A Secretária Municipal de Saúde de Sabinópolis, Maria Geralda Martins, que participou da reunião, destacou que o momento é de transição, da regional de saúde de Diamantina para Itabira, conforme definição da resolução 9224 de 2023. E que os municípios, juntamente com os seus servidores, puderam fazer um alinhamento de informações com a equipe técnica da regional de Itabira.

“A nossa equipe saiu da reunião com o diretor regional de saúde, Maurício Geraldo Marques, segura e com uma expectativa de construção de uma relação amigável, com profissionalismo, ética e produtiva, onde nosso objetivo sempre será garantir saúde e qualidade de vida para nossa população”, finalizou Maria Geralda Martins.

Microrregiões que compõe a GRS Itabira e seus respectivos municípios

Guanhães: Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.

Itabira: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

João Monlevade: Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.

A Gerência Regional de Saúde de Itabira atua como um braço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), e possui como competência gerir e implantar as políticas e ações de saúde nos municípios de sua área de abrangência.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão