Na última quarta-feira, 28/2, foi promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde e Coordenação de Assistência Farmacêutica, uma capacitação voltada ao tratamento do tabagismo no  Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Participaram da capacitação profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, farmacêuticos e equipes e-Multi.

Considerando o tabagismo um desafio de saúde pública, a iniciativa visou atualizar os profissionais sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e o seu Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. A importância da prevenção da iniciação ao tabagismo foi enfatizada, especialmente em parceria com o Programa Saúde na Escola, reforçando a necessidade de abordagem dessa temática nas escolas, envolvendo alunos, pais e professores.

Capacitação para tratamento do tabagismo

A Flaviane Júnia Gomes, enfermeira e coordenadora da Atenção Primária de Lagamar, falou sobre a importância do evento para as equipes multiprofissionais dos municípios participantes. “Recebemos informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo, o que possibilitou direcionar a formulação e coordenação dos grupos. Até então, o programa não estava sendo implementado de forma efetiva em nosso município”, ressaltou.

Durante o evento, também foram discutidas as ações para o tratamento do tabagismo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção de ambientes livres do tabaco. Essa abordagem integral não apenas foca na cessação do hábito de fumar, mas também na promoção de ambientes saudáveis, alinhados com as diretrizes de saúde pública.

“Esse momento foi importante também para fomentar o cuidado integral dos usuários nas Redes de Atenção à Saúde, por meio intrassetorialidade, no fortalecimento entre as áreas da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada” observou Daniella Fernanda Oliveira Soares, referência técnica em tabagismo da SRS de Patos de Minas. Segundo ela, na SRS Patos de Minas foram reunidas as áreas de promoção da saúde, APS, atenção especializada e assistência farmacêutica para realizar a capacitação para os profissionais da região, com o objetivo de garantir o acesso dos usuários do SUS às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, ao tratamento do tabagista e monitoramento do programa no e-SUS AB.

O objetivo final dessa iniciativa é garantir o acesso dos usuários do SUS às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo o tratamento do tabagismo e o monitoramento do programa no e-SUS AB. Essa abordagem integrada e educativa não apenas visa à cessação do tabagismo, mas também à melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente.

A implementação desses grupos nos municípios da SRS Patos de Minas representa um avanço significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo. Ao valorizar a abordagem multiprofissional, a região demonstra seu compromisso em oferecer um cuidado integral e eficaz aos pacientes, contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável e consciente.

Com o apoio da SRS Patos de Minas e o engajamento dos profissionais de saúde locais, a expectativa é que esses grupos multiprofissionais se tornem uma ferramenta fundamental no controle ao tabagismo e na promoção de um estilo de vida mais saudável para todos os cidadãos da região de Patos de Minas.

Por Pedro Lucas

Enviar para impressão