O Dia D do movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, promovido no dia 24/2 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e os 31 municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá resultou em 17.680 focos eliminados, recolhimento de 5.957 sacos cheios de inservíveis - que poderiam se tornar focos do Aedes -, e 4.300 toneladas de materiais de descarte entregues pela população no mutirão comunitário.

Como ações de mobilização, ocorreram também 21.432 visitas de Agentes de Combates a Endemias (ACEs), que realizaram vistorias dos imóveis residenciais e deram orientações quanto à prevenção e tratamento da dengue e chikungunya. Os dados referentes ao balanço das ações podem ser ainda mais positivos, pois quatro municípios ainda não consolidaram as informações, sendo dois deles os maiores em porte populacional e área.
24.02.2024-Ubá - Combate ao Aedes 1
Ao todo, 24 municípios optaram por realizar mutirão comunitário, e sete realizaram blitz educativa com apoio de parceiros de Governo, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Club, universidades e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192). Alguns municípios precisaram adiar a ação por causa das chuvas, mas mantiveram a adesão à iniciativa da SES-MG, que liderou essa mobilização em todo o estado para orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

O enfrentamento às arboviroses* é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. “A eliminação dos locais de reprodução do mosquito, que chamamos de focos, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos. Para isso, o engajamento da população, assumindo a corresponsabilidade que temos na Saúde pública, é essencial pois cerca de 75% dos focos estão dentro das casas. Por isso o envolvimento do cidadão é tão importante e foi essa a tônica que buscamos dar a este Dia D”, falou Fábio Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá.

Enfrentamento regional
Desde janeiro, os municípios da GRS Ubá empreenderam ações de mobilização social de combate ao mosquito, trabalho que se intensificou em fevereiro com a proposta da SES-MG. “Vimos que durante o carnaval tivemos várias cidades com ações sobre arboviroses, não deixando essa pauta ser esquecida durante os dias de folia. Além disso, todos os municípios já estão com iniciativas de recolhimento de inservíveis, para além do Dia D, pois este deve ser um ato contínuo em período de alta incidência, como é o que atravessamos”, relatou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá. Ele ressaltou que uma larva do Aedes se transforma em um mosquito em oito a dez dias.

24.02.2024-Ubá - Combate ao Aedes 2

Cenário epidemiológico
Até o dia 19/2, por meio do Boletim Epidemiológico de Monitoramento das Arboviroses, a SES-MG aponta que já foram notificados em Minas Gerais 218.265 casos prováveis de dengue no estado, dos quais, 75.310 estão confirmados. Além disso, 19 pessoas morreram por causa da dengue e outros 122 casos estão em investigação.

No estado, em relação à chikungunya, neste ano há 25.522 casos suspeitos da doença em Minas Gerais, dos quais 16.907 foram confirmados. Quatro óbitos foram ocasionados pela doença e 14 estão sendo investigados. Quanto à zika, neste ano o estado contabiliza 22 casos prováveis; um caso foi confirmado, mas sem ocorrência de óbito.

UBV
Neste ano, a Gerência Regional de Saúde de Ubá já apoiou dois municípios na eliminação do Aedes aegypti com a utilização de adulticida - inseticida que mata as formas adultas do Aedes - aplicado com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular, sendo eles Miraí e Rodeiro. Este último está atualmente contemplado com o uso de UBV.

*As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt.

Por Keila Lima / Fotos SMS Guarani e SMS Tocantins

Enviar para impressão