Depois de uma semana chuvosa, o sol surgiu entre nuvens na manhã deste sábado, 24/2, para ajudar nas ações do Dia D, na zona norte do município de Juiz de Fora e em mais 25 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora. Aproximadamente 100 profissionais do município e do Estado se juntaram à população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, coordenou o Dia D em 26 cidades, em um movimento chamado Minas Unida do Combate ao Mosquito. Mais da metade das cidades no estado estão realizando simultaneamente mutirões comunitários e outras ações para eliminar os focos de Aedes.

2024.02.24-juizdefora-diaD2

Para o superintendente regional de saúde, Renan Guimarães de Oliveira, a ação é importante para a mobilização de toda a sociedade. “O Estado se faz presente junto aos municípios para unir forças com a população. Se não trabalharmos em conjunto, o mosquito vai continuar transmitindo a doença”, explicou.

Campanha nos municípios
Nas nossas 26 cidades, estão acontecendo hoje ações de mobilização, como blitz educativas, passeatas, atividades em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras, rodas de conversas, visitas casa a casa e no comércio para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de manter ambientes sem foco do Aedes dentro das casas é também do cidadão.

Em Maripá de Minas, a secretaria municipal de saúde realizou a ação em duas praças da cidade e aproveitou a campanha para atualizar o cartão de vacina da população.

2024.02.24-juizdefora-diaD3

Em São João Nepomuceno, o bairro Três Marias teve atenção especial, já que tem aumentado a incidência na localidade.

Em Piau, a Polícia Militar se juntou à prefeitura para realização de uma Blitz Educativa. Já em Belmiro Braga, houve atividades na quadra esportiva.

Aproximadamente 300 mil habitantes da região foram alcançados pelas ações da campanha. Morador do bairro Ponte Preta, na zona norte de Juiz de Fora, Geraldo Cassimiro da Silva Filho fez questão de acompanhar a mobilização. “Eu tenho um galinheiro, então sempre estou lavando as vasilhas de água, e aplicando cloro. O quintal limpo ajuda a evitar a dengue, né”, disse.

Para a gerente do departamento de Vigilância Epidemiológica do município de Juiz de Fora, Louise Cândido, o mutirão comunitário tem eficácia se a população se conscientizar. “É fundamental que a população não coloque em casa novamente materiais que podem acumular água e que são descartados no mutirão”, ressaltou.

Cenário
Pelo menos 28 municípios da região estão em alerta devido à grande incidência de casos. Entre 16 e 22 de fevereiro foram identificadas nos SUSFácil 32 internações nos municípios.

Ontem, 23/2, o Núcleo de Atenção à Saúde promoveu uma reunião virtual com representantes municipais com orientações para abertura de sala de hidratação. Segundo dados do painel epidemiológico, até 23/2, são 3.541 casos prováveis de dengue, 2.077 casos confirmados e 4 óbitos em investigação, sendo 2 do município de Juiz de Fora, um de Bicas e um de Piau.

Dos casos confirmados, 52,17% são de mulheres na região da SRS Juiz de Fora. Em Minas o percentual sobe para 54,47%. A faixa etária com mais casos, somando homens e mulheres, é entre 20 e 29 anos, tanto na região da SRS Juiz de Fora, quanto no estado de Minas.

2024.02.24-juizdefora-diaD4

Atuação no estado
A SES-MG está destinando, neste mês de fevereiro, um incremento de R$ 32,2 milhões aos municípios mineiros para o combate da dengue, zika e chikungunya no estado. O valor se soma aos R$80,5 milhões repassados em dezembro, enquanto outros R$ 32,2 milhões serão pagos no mês de julho.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está investindo também R$ 30,5 milhões para que os municípios contratem o serviço de drones, que serão utilizados na identificação, monitoramento e tratamento dos focos e criadouros do Aedes aegypti, permitindo uma atuação mais direcionada e eficaz por parte das Secretarias Municipais de Saúde. Foram repassados R$15 milhões em 2023 e o restante será pago já nos próximos meses.

Mobilização e qualificação
A SES-MG também está percorrendo todas as macrorregionais de Saúde do estado para atuar junto a gestores, técnicos e profissionais dos municípios na avaliação, por meio de simulados, dos planos de contingência municipais, a fim de preparar e organizar as ações previstas. Na macrorregião de Saúde Sudeste, a qualificação está programada para acontecer nos dias 26 e 27 de março, no auditório da Faculdade Suprema.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão