Ao som do bloco “Axé Saudade”, os servidores da Regional de Saúde de Sete Lagoas (SRS-Sete Lagoas) se reuniram na sexta-feira (09/02) para celebrar um Carnaval diferente. A equipe, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo de Sete Lagoas, incentivaram as pessoas a saírem do lugar para combater a dengue, a zika e a chikungunya.

A equipe da SRS-Sete Lagoas utilizou faixas e abordagens aos motoristas para reforçarem os cuidados de prevenção ao Aedes aegypti. Com os dizeres “Para combater o aedes, não dá para ficar parado” as equipes de mobilização social das secretarias envolvidas ainda contaram com agentes vestidos como o mascote dos agentes de combate a endemias e do mosquito transmissor para conscientizar as pessoas a receberem os trabalhadores em suas casas.

Créditos: SRS-Sete Lagoas

Para o superintendente de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, considerando o cenário atual que Sete Lagoas vive com 1234 casos de Dengue e 1731 casos de Chikungunya registrados até o dia 05 de fevereiro de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-MG, as ações educativas precisam ser contínuas e realizadas em todas as oportunidades.

“A campanha na rua junto aos motoristas buscou conscientizar a população dos riscos que corremos. É fundamental que todas façamos nossa parte para reduzir os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e cabe a nós como representantes da saúde pública orientar como prevenir essa doença que pode matar”, explicou Teixeira.

Das ruas próximas ao prédio da Regional de Saúde a ação de mobilização se estendeu até a unidade interna com o mesmo intuito de replicar os cuidados de combate ao mosquito que envolvem deixar quintais e lotes limpos, não deixar água parada em recipientes e ainda procurar o sistema de saúde em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, nos músculos e atrás dos olhos.

Com o apoio do bloco “Axé Saudade” (@blocoaxesaudade_oficial) que desde 2020 reúne amigos para celebrar a amizade e a ação conjunta, a campanha virou uma celebração. O bloco que conta com mulheres, homens e crianças em defesa da democratização da alegria, da luta antirracista, da diversidade e inclusão e a responsabilidade social e ambiental, a campanha de combate à Dengue no Carnaval seguiu sendo difundida com a ajuda da bateria. A iniciativa empolgou os servidores que enfeitaram a unidade de Saúde e realizaram ações de limpeza no local.

“Carnaval é sinônimo de alegria e união, e isso que buscamos para nossos colaboradores todos os dias, a fim criarmos um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Não é só um evento festivo, é uma ação a mais pra que possamos nos unir, interagir e descontrair, buscando manter as equipes satisfeitas e que se orgulhem de trabalhar na SES”, finalizou o superintendente da SRS-Sete Lagoas.

Por Nayara Souza

Enviar para impressão