A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, visando maior sensibilização sobre a campanha “Sexo Seguro/Carnaval”, reforçou durante o mês de fevereiro - junto a seus municípios - a necessidade de mobilização no que se refere a prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período do Carnaval.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS distribuiu para os municípios de sua abrangência e para o Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), além de testes rápidos, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e cartazes com orientações de como se prevenir do contágio pelo vírus HIV.

De acordo com a referência técnica em IST/AIDS da SRS Alfenas, Alba Máris Barroso de Carvalho Abdala, “a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da distribuição desses materiais e insumos, visa conscientizar a população sobre a importância do divertimento responsável, prevenindo as ISTs com o uso de preservativos masculinos e femininos” Alba Máris também frisou que “caso venha a acontecer alguma exposição ao HIV o teste poderá ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, pois é rápido, seguro, gratuito e sigiloso”, conclui a referência.

Foto: SRS Alfenas

Alfenas

Nos dias 8 e 9/2 a Prefeitura Municipal de Alfenas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ação de prevenção às ISTs, com entrega de preservativos, auto-testes e panfletos orientativos, com o objetivo de sensibilizar a população quanto aos cuidados para evitar essas doenças.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

Por SRS Alfenas

Enviar para impressão