O município de Pedra Azul conta com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) inaugurada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta terça-feira, 6/2. A UBS Marinalvo Meireles, localizada no bairro Bonfim, contou com investimento do Governo de Minas de cerca de R$ 1,6 milhão e com contrapartida municipal de R$ 30 mil. A unidade irá atender aproximadamente 3.400 pessoas. Serão ofertados serviços médicos, de enfermagem e odontológico, com realização de consultas e visitas domiciliares.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a conclusão desta UBS tem um simbolismo, pois  foi a primeira, das mais de 100 UBS inacabadas em Minas Gerais, que teve a obra retomada. “Eu desejo muito que cada profissional de saúde que deve estar comemorando este novo local, faça desta casa um local realmente de aconchego, de tratamento, de saúde para a população, porque isso aqui é um pedacinho do que a gente vem tentando fazer”.

Inauguração da UBS Marinalvo Meireles em Pedra Azul

A nova Unidade Básica de Saúde vai beneficiar muitos moradores de Pedra Azul, de acordo com o prefeito Márcio Ferreira Souto. “É uma obra de grande importância para a nossa cidade pois vai abranger vários bairros carentes, que necessitam muito da saúde pública”, disse. A UBS vai atender moradores dos bairros Bonfim, Plataforma 1, João Pessoa, Inconfidentes e parte da região da Serra.

Entre 2019 e 2023, a SES-MG destinou,  aproximadamente, R$ 8,3 milhões para a Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Pedra Azul.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Alves de Almeida, observou que a Estratégia de Saúde da Família é um programa da APS, no qual o usuário consegue o seu primeiro atendimento, sendo a porta de entrada para os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e agora Pedra Azul conta com uma nova UBS. “Essa unidade veio ampliar o acesso da população, dando flexibilidade e facilidade aos serviços que serão ofertados. Serviços humanizados e de qualidade, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, procedimentos do mais simples aos mais complexos”, destacou a secretária Municipal de Saúde de Pedra Azul.

Obra retomada

A obra da UBS foi inicialmente contemplada em 2013, pela Resolução SES∕MG nº 3771, com um investimento de R$ 986,6 mil. No entanto, permaneceu inacabada desde 2014 até que, em 2021, o Governo de Minas anunciou um investimento adicional de R$ 693.279,53 para concluir as obras. Esse esforço visou garantir o direito da população à assistência à saúde, ampliando o acesso a serviços de qualidade e possibilitando que a população tenha cuidados médicos disponíveis mais perto de casa.

O secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, reafirmou o compromisso do governo  estadual com os investimentos em saúde de forma responsável. “Não importa se a obra começou em uma gestão que não é a nossa. Vai fazer bem para a população, então nós precisamos e vamos terminar”, afirmou.

Mais investimentos

Durante a inauguração da UBS, foi também anunciado um novo tomógrafo para o Hospital Ester Faria de Almeida, adquirido pela prefeitura por meio de recurso da SES-MG (Resolução SES nº 7874 de 22/11/2021) de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a aquisição do equipamento.

Outro investimento mencionado foi a aquisição de seis micro-ônibus do programa Transporta SUS-MG. Foram investidos pela SES-MG, entre 2022 e 2023, cerca de R$ 3,6 milhões para a aquisição dos micro-ônibus pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (Cimbaje), no qual o município de Pedra Azul é consorciado.

Por Allan Gomes Campos

Enviar para impressão