A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na última terça e quarta-feira (5 e 6/12), reunião técnica sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), para discutir a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos junto às referências regionais de saúde, especialmente no apoio aos tutores municipais da EAAB para atuação em seus respectivos territórios.
Crédito: Eduardo Wanderley

Participam do evento duas referências técnicas de cada uma das 28 Unidades Regionais de Saúde do estado, que atuam na promoção de alimentação adequada e saudável e na saúde do público materno infantil.

A diretora de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade, Daniela Campos, destacou a importância da discussão e fortalecimento da EAAB nos territórios. “Hoje, no estado de Minas Gerais, temos cerca de 56% das crianças em aleitamento materno exclusivo até os seis meses e 39% que se prolongam até dois anos de idade. Sabemos da importância de implementar e trazer a estratégia para a rotina da promoção da saúde e esse é o objetivo maior da nossa proposta de trabalho”, afirmou.

Ela pontuou ainda como a qualificação dos tutores amplia o alcance das iniciativas e propostas contidas na EAAB. “Formamos os tutores para que sejam também multiplicadores das ações de promoção e de proteção para fortalecer essa agenda e melhorar ainda mais os indicadores de saúde”.

Durante o evento, a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado, Lírica Pereira, salientou a importância do aleitamento materno para a construção do vínculo entre a mãe e o bebê e reafirmou a importância do trabalho feito pelos profissionais de saúde para o êxito da EAAB. “No SUS, temos as equipes da Atenção Primária que trabalham no fortalecimento dessas ações com o objetivo de garantir que a mulher consiga amamentar a criança, o que traz inúmeros benefícios, inclusive a prevenção a algumas doenças”, destacou.

Aline Santos, especialista em Políticas e Gestão da Saúde, da Regional de Coronel Fabriciano, e tutora da EAAB, apresentou o tema da proteção legal da amamentação e alimentação infantil, contida na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL).

O primeiro dia da reunião técnica  contou também com exposições da coordenadora de Promoção da Alimentação Saudável e Adequada e Atividade Física da SES-MG, Carolina Guimarães, que tratou da EAAB no panorama de construção da Política Estadual de Promoção da Saúde (Poeps); e da referência técnica sobre EAAB na Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da SES-MG, Nathália Beltrão, que abordou a EAAB no contexto do cenário de aleitamento materno e de alimentação complementar, trazendo um apanhado de dados sobre obesidade, desnutrição, consumo alimentar e aleitamento materno em Minas Gerais.

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)

A EAAB foi instituída no Sistema Único de Saúde a partir da Portaria nº 1.920/2013, com o objetivo de qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos e o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde para que essas ações sejam atividades de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As oficinas de trabalho nas UBS têm o propósito de discutir a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável com os profissionais das unidades e planejar ações de incentivo à alimentação saudável na infância, de acordo com a realidade local.

Minas Gerais possui 2.686 tutores, em 665 municípios, que qualificaram 31.821 profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde em oficinas de trabalho nas UBS. Há ainda 158 municípios com a EAAB implantada e nove unidades básicas de saúde certificadas, sendo uma em Pompéu, uma em Tabuleiro, e sete em Belo Horizonte.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão