No dia 1º de dezembro de 2023, o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) de Januária e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária realizaram visita técnica de matriciamento no território de São João das Missões. O município conta com a maior população indígena aldeada de Minas Gerais, da etnia Xacriabá.

Nayra Duarte, referência técnica e coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Januária,explica que “as reuniões de matriciamento são um processo de construção do cuidado compartilhado entre profissionais de diversas especialidades e em diferentes serviços de saúde”. Segundo ela, estas permitem discussões para troca de informações, visando o cuidado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O momento do matriciamento com as equipes do CEAE e os serviços de saúde do município favorece a organização de processos de trabalho para melhoria do acesso e assistência a partir do olhar da gestão dos serviços”, complementa a coordenadora.

Os CEAEs são serviços de atenção secundária ambulatorial para atendimento da população de alto e muito alto risco nas linhas de cuidado prioritárias. Para aprimoramento da assistência disponibilizada, eles possuem metas como o “Percentual de visita técnica aos municípios para matriciamento da Atenção Primária à Saúde (APS)”. Este indicador avalia se o serviço está promovendo visitas técnicas aos municípios no intuito de viabilizar o matriciamento com a atenção primária.

05.12.2023-Januária-reunião-matriciamento1

Graziela Seixas, gerente administrativa do CEAE de Januária, ressalta que “a reunião de matriciamento com a atenção primária em São João das Missões foi um momento importante para conhecermos de perto a realidade e as particularidades de cada serviço, construir e alinhar melhores fluxos para uma assistência de qualidade”.

“Novos aprendizados permitem procurar melhorias e entender as particularidades no âmbito da saúde de cada povo, com o intuito de prestar serviços de saúde de qualidade e assistência humanizada”, destacou Greice Fabielle Ferreira Lima, enfermeira de uma das equipes indígenas.

Para Kátia de Souza Pereira, coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município, “estar no território favorece a escuta das realidades, fragilidades e potencialidades de quem está na ponta, executando o serviço”. Ela ressalta que a reunião tem um formato que permite que todos possam expressar suas opiniões sem sofrerem críticas, pois percebe-se a construção conjunta para ambos pontos de atenção, visando a melhoria assistencial do usuário. “Reuniões de aproximação entre os serviços de saúde nos permitem discutir os gargalos que existem no território, buscando melhorar o acesso e assistência, favorecendo o cuidado com a população indígena e não indígena de São João das Missões”, afirma Kátia Pereira.

Participaram da reunião de matriciamento enfermeiros das Equipes de Atenção Primária do território indígena e não indígena, Coordenação de Atenção Primária, Coordenação do Polo Base, gestor Municipal de Saúde, referência técnica de Saúde iIndígena e Atenção Especializada da Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS).

Por GRS Januária

Enviar para impressão