No dia 28 de novembro, ocorreu a reunião o primeiro Colegiado Regional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência na área de abrangência da Gerência Regional  de Saúde (GRS) de Januária. O colegiado é também o primeiro do Estado de Minas Gerais na área do cuidado à pessoa com deficiência.

Em Minas Gerais, o Grupo Condutor Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais é uma das instâncias estaduais responsável pelas discussões da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, sendo instituído pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.324, de 18 de fevereiro de 2021.

29.11.2023-Januária-Conselho1

Com base neste espaço, a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da GRS Januária pactuou em CIB microrregional unificada, em outubro de 2023, a instituição do Colegiado Regional da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. O colegiado será um espaço composto por referências técnicas, Juntas Reguladoras e pontos de atenção da RCPD, Coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS), Saúde Bucal e Hospitalar, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde Regional (Cosems Regional), além de convidados da assistência social e da educação para discussão das potencialidades e desafios para implementação efetiva da RCPD local.

Débora Ocarlina de Souza, coordenadora da Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Januária, ressaltou que que “a área de jurisdição de Januária ganha um espaço qualitativo para reflexões, construções de realidades e possibilidades para fazer, discutir e implementar a RCPD através da percepção holística contextualizada na nossa realidade territorial”.

Para Ana Luiza Carvalho Reis, referência técnica regional da Pessoa com Deficiência, “com a implantação do Colegiado Regional da RCPD, estaremos mais próximos para compreender e discutir juntos os desafios encontrados na rede, e, assim, poder organizar e prestar um serviço de qualidade aos nossos pacientes que possuem algum tipo de deficiência. Sabemos das diversidades encontradas em cada território, como transporte, interligação entre os setores, disponibilidades de serviços ofertados na rede, e, com a participação de membros de diferentes serviços municipais, poderemos trabalhar na minimização destes gargalos”.

Ioná de Carvalho Lisboa, dirigente regional, pontua que, com o colegiado, “o objetivo é avançar na qualificação dos serviços prestados à pessoa com deficiência”.

Por GRS Januária / Foto: Gilberto Macedo

Enviar para impressão