A Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu dia 14 de novembro a realização de duas semanas de capacitação de Agentes de Controle de Endemias (ACE) do município de Coração de Jesus.  Entre os dias 6 e 10 de novembro, as referências técnicas, Valdemar Rodrigues dos Anjos, Cássia Neli Morais, Ronildo Barbosa e Ildeni Meireles ministraram aulas e conduziram debates com foco em questões teóricas relativas ao controle de endemias.

Posteriormente, foram realizados trabalhos de campo, quando os agentes executaram atividades práticas de pesquisa e tratamento focal de vetores; simulação de aplicação de inseticida com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) e aerosystem, com supervisão da equipe técnica da SRS Montes Claros.

16.11.2023-Montes-Claros-controle-endemias

“A primeira fase da capacitação focou no reconhecimento geográfico do trabalho que deve ser executado pelos agentes de controle de endemias. A partir dessa atividade, os profissionais colocam os conhecimentos em prática. Acreditamos que, com a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de ter mais informações e tirar dúvidas o que, consequentemente, refletirá na melhoria dos trabalhos, sobretudo em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungnya, zika e febre amarela”, explica a referência técnica Valdemar Rodrigues.

Entre os temas abordados estiveram ética profissional; conceitos gerais sobre epidemiologia; principais conceitos em saúde, processo saúde e doença; perfil e atribuições dos agentes de saúde; abordagem e visita domiciliar; realização de oficinas sobre dengue, chikungunya, zika e febre amarela; biologia e comportamento dos vetores; técnicas de pesquisa e aplicação de inseticidas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “o investimento na capacitação dos agentes de controle de endemias viabiliza o reforço das ações dos municípios voltadas para o controle das arboviroses antes da intensificação do período das chuvas. Quanto mais preparados estiverem os agentes, melhor será a qualidade do serviço prestado à população”.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros

Enviar para impressão