Todos os 31 municípios da área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá  se empenharam na Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 21/10. Várias ações de mobilização social ocorreram para envolver a população na campanha, com destaque para a participação do Zé Gotinha nos locais de vacinação. Em toda Minas Gerais, a oportunidade para atualizar o cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 10/11.

As vacinas disponibilizadas para a campanha previnem contra várias doenças, inclusive, algumas que já foram erradicadas do país. No caso das crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias, estão disponíveis a BCG, hepatite B, penta (DTP/Hib/HB), poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), meningocócica c (conjugada), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola — SCR), tetraviral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela – SCRV), DTP, hepatite A e varicela.

31.10.2023-Ubá Vacinação-SMS-Miradouro

Já as crianças a partir dos 7 anos de idade e adolescentes poderão ser vacinados contra a hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola – SCR), difteria e tétano adulto, dTpa (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY (conjugada), HPV quadrivalente e varicela.

Resultados nos municípios

Em Miradouro, município com cerca de 10 mil habitantes, foram mais de 150 cartões de vacinas verificados - e estavam em dia -, e mais 95 cartões que  foram atualizados de acordo com o calendário nacional de vacinação. Entre as estratégias implementadas, Agentes Comunitários de Saúde entregaram convites nas casas, contando sobre atrações como pula-pula, pipoca, pintura de rosto e outras atividades. “Antes mesmo da campanha de Multivacinação, tivemos em agosto uma verificação da situação vacinal nas escolas municipais, como ação do Programa Saúde na Escola. Tem sido uma prática cotidiana o esforço por aumentar as coberturas vacinais”, contou Elisiane de Paula Rocha Napoleão, coordenadora municipal de vigilância em saúde e epidemiológica.

Em Ubá, município sede da Regional, a Secretaria Municipal de Saúde convidou, além do público infanto-juvenil, toda população a atualizar o cartão de vacinas. Um dos imunizantes mais procurados foi o que combate a covid-19, em sua formulação pediátrica e baby, e muitos adultos aproveitaram para completar o esquema vacinal contra essa doença. “Registramos um fluxo intenso nos postos de vacinação no dia D (4/10). No total, 351 crianças e adolescentes ubaenses foram vacinados, além de 104 adultos que também receberam vacinas”, contou Déborah Agda da Silveira Ribas, coordenadora municipal de  imunização. “Isso sem contar as crianças que tomaram mais de uma vacina, o que compõe a maioria. Só de vacina contra covid-19 foram 193. Outro destaque é para as 434 aplicações de vacinas contra a gripe  que registramos desde o início da campanha”,  finalizou a coordenadora.

Vacine-se

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a Campanha de Multivacinação até sexta-feira (10/11), em todo o estado. O principal objetivo dessa estratégia é permitir que pais e responsáveis tenham alguns dias a mais para atualizar a caderneta de vacinação e garantir a imunidade de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Adultos e idosos podem aproveitar o momento para atualizarem o próprio cartão de vacinas e se proteger de doenças imunopreviníveis.

Por Keila Lima

Enviar para impressão