A visita teve como propósito avaliar o desempenho do município em atingir as metas estabelecidas e reconhecer as boas práticas em saúde que contribuíram para esse importante marco. O processo envolveu a análise das ações implementadas para prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de gestantes e crianças em relação ao HIV e à sífilis congênita.

Segundo Kerol Anne D’Alfonso Mattos, referência técnica em IST, HIV/ AIDS e Hepatites virais, ”a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Selo de Boas Práticas da Eliminação da Transmissão Vertical tem como objetivo fortalecer a gestão e a rede de atenção na prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de gestantes, parceiros sexuais e crianças, melhorando a vigilância epidemiológica e os sistemas de informação. Essa certificação reconhece os esforços do município na eliminação das transmissões verticais do HIV e da sífilis, ao mesmo tempo em que identifica áreas de melhoria na rede de saúde, impactando positivamente na saúde pública.”

Durante a visita, quatro áreas temáticas foram minuciosamente avaliadas. Em relação aos “Programas e serviços de saúde”, o Ministério da Saúde avaliou a qualidade dos programas e serviços de saúde voltados para a prevenção e tratamento do HIV e da sífilis em Patos de Minas.

27.10.2023-Patos de Minas - HIV-sífilis1

Sobre “Vigilância epidemiológica e qualidade de dados” foi analisada a precisão dos dados epidemiológicos relacionados ao HIV e à sífilis, bem como a qualidade das informações coletadas, foi criteriosamente examinada.

Referente à “Capacidade diagnóstica e qualidade dos testes”, houve a verificação da capacidade do município para diagnosticar essas doenças de forma eficaz, incluindo a qualidade dos testes realizados.

Em relação ao “Direitos humanos, igualdade de gênero e participação da comunidade”, a equipe do Ministério da Saúde assegurou que as ações implementadas em Patos de Minas estivessem alinhadas com estes princípios fundamentais.

É importante destacar que as ações de eliminação da transmissão vertical dessas doenças requerem uma abordagem abrangente e integrada, envolvendo diversos setores, como saúde, educação, assistência social e outros, para garantir que a prevenção e o tratamento sejam eficazes.

A visita contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, profissionais da Vigilância em Saúde, da atenção básica, da saúde materno-infantil, da atenção especializada, da rede laboratorial, dos gestores municipais e estaduais e do Conselho Municipal de Saúde. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Patos de Minas atuouna coordenação e no apoio às ações de eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis, e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica direcionou e acompanhou todo o processo de validação.

O município de Patos de Minas desempenhou um papel central na implementação das estratégias e ações necessárias para atingir as metas de eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis congênita, incluindo a oferta de serviços de pré-natal de qualidade, diagnóstico precoce e tratamento adequado. A epidemiologia teve um papel crucial na análise dos indicadores de impacto e processo, fornecendo dados críticos para a avaliação.

“A visita de avaliação para certificação nos tirou da zona de conforto, uma vez que estávamos operando em piloto automático. Quando recebemos a visita, ficou evidente o quanto podemos contribuir mais para a saúde da população no que se refere à transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial a transmissão vertical. Percebemos, sobretudo, que nós, da Vigilância em Saúde, devemos atuar como a ponte entre os setores de Atenção Primária à Saúde (APS), Secundária e Terciária, promovendo a integração entre eles. Agora, estamos empenhados em fortalecer os pontos frágeis que foram identificados, pois almejamos, em um futuro próximo, obter a Certificação de Eliminação da Sífilis Congênita”. Ressalta Lilian Marinho, diretora de Vigilância em Saúde do município de Patos de Minas.

Diversas unidades de saúde do município foram minuciosamente avaliadas durante a visita, como o Serviço de Vigilância Epidemiológica, Laboratórios de Referência, Clínica de Especialidades, Maternidade Hospital Regional Antônio Dias, Unidade de Saúde Sorriso, Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) ampliado e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A visita culminou na análise de todos os indicadores e ações implementadas pelo município, enfatizando a importância do compromisso contínuo com a eliminação da transmissão vertical e a busca constante por melhorias. O Ministério da Saúde forneceu orientações e diretrizes para apoiar o município na busca pela certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis.

Essa visita reforça o compromisso do Brasil, do Governo de Minas e do município de Patos de Minas em eliminar a transmissão vertical dessas doenças e destaca a importância da vigilância epidemiológica, da cooperação interinstitucional e do trabalho conjunto da comunidade e profissionais de saúde para alcançar esse objetivo crucial em saúde pública. É um compromisso na área da saúde que beneficia gestantes e crianças, representando um avanço na promoção da saúde materno-infantil.

Por Pedro Lucas

Enviar para impressão