O final de semana dos dias 21 e 22 de outubro foi marcado pela realização de ações de mobilização da população em vários municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. As ações envolveram as campanhas Outubro Rosa, voltada para conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e colo de útero, e Outubro Verde, direcionada para o enfrentamento ao câncer de mama e da transmissão congênita da sífilis. As iniciativas, fomentadas pela SRS Montes Claros, por meio das coordenadorias de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde, foram realizadas em vários municípios, entre eles Catuti, Verdelândia, Taiobeiras, Glaucilândia, Padre Carvalho, Mato Verde, Curral de Dentro, Matias Cardoso e Francisco Sá, objetivando reforçar as ações de educação e prevenção de doenças que, se diagnosticadas precocemente, possibilitam tratamento adequado e redução de óbitos.

Em Janaúba, no sábado 21 de outubro, o Mercado Municipal ficou mais movimentado com ações de mobilização, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Foram feitas ações educativas em alusão à prevenção do câncer de mama e da sífilis congênita, bem como de enfrentamento às arboviroses, estratégia que será repetida seguidamente em todos os eventos da Prefeitura, com o objetivo de intensificarmos o combate ao mosquito Aedes aegypti no período que antecede a época das chuvas no Norte de Minas”, explica o médico e secretário Municipal de Saúde, Helvécio Campos de Albuquerque.

23.10.2023.Montes-Claros-Outubro Rosa-em-Janaúba

Durante a mobilização, profissionais de saúde aplicaram testes rápidos para diagnóstico da sífilis, monitoramento de diabetes e hipertensão. Educadores físicos realizaram atividades com a população e nutricionistas ofertaram frutas e repassaram orientações à população sobre alimentação saudável.

“Os resultados foram excelentes, com o envolvimento da população nessas causas pela vida e um comprometimento das equipes de saúde que têm demonstrado sequencialmente melhora de sua performance técnica, voltada para a melhoria dos indicadores universais de saúde”, avalia o secretário Helvécio Albuquerque.

Já em Montes Claros, a Associação Presente, que possibilita apoio a pacientes com câncer, realizou no domingo, 22 de outubro, a 15ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa. Mais uma vez o objetivo foi alertar a população para a prevenção do câncer de mama e incentivar a prática de atividades físicas e esportivas, como forma de melhoria das condições gerais de saúde.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “o trabalho de mobilização da população por parte dos municípios constitui iniciativa que proporciona retorno direto para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, aliada ao alerta para as ações de prevenção contra doenças que, se diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas com maior possibilidade de êxito nos resultados”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Prefeitura de Janaúba

Enviar para impressão