Numa iniciativa inédita no Norte de Minas, gestores de saúde de quinze municípios que compõem a microrregião de Saúde de Janaúba/Monte Azul decidiram no dia 17 de outubro, implementar plano de ações conjuntas para o enfrentamento à sífilis e às arboviroses ( dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela). A decisão de realização do encontro foi tomada dia 6 de outubro, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada em Montes Claros.

Com relação à sífilis, a decisão tomada pelos gestores acontece dentro do Outubro Verde, mês de fortalecimento das ações de enfrentamento à doença. A reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba contou com a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, que foi representada pelas referências técnicas de Vigilância em Saúde, Adriana Barbosa Amaral e Valdemar Rodrigues dos Anjos.

Além de Janaúba, a microrregião de saúde é composta pelos municípios de Jaíba; Matias Cardoso; Porteirinha; Nova Porteirinha; Riacho dos Machados; Verdelândia; Pai Pedro; Serranópolis de Minas; Catuti; Espinosa; Gameleiras; Mamonas; Mato Verde e Monte Azul.

18.10.2023.Montes Claros -Runião-em-Janaúba

Durante o encontro, o médico e secretário de saúde de Janaúba, Helvécio Campos de Albuquerque, reforçou a necessidade da integração de ações entre os municípios para o enfrentamento à disseminação da sífilis. Isso porque, “a transmissão da doença se tornou um sério problema de saúde pública, uma vez que a não detecção precoce está causando a transmissão do agravo das gestantes para recém-nascidos”.

A referência técnica em sífilis na SRS Montes Claros, Adriana Amaral, reforça a necessidade de intensificação das ações de educação em saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de pessoas com sífilis. Isso porque a frequência da sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou amamentação, apresentou o seguinte cenário em 2021: no Brasil, 9,9 casos por mil nascidos vivos, em Minas Gerais, 8,9 casos e, na área de jurisdição da SRS Montes Claros, 10,8 casos por mil nascidos vivos.

“Estamos num período de tendência de aumento de casos de sífilis. Por isso, a ampliação da testagem rápida, inclusive com a realização de ações fora das unidades de saúde e o investimento na qualidade do pré-natal, com a realização da testagem da gestante, tratamento e monitoramento dos casos positivos, incluindo os parceiros, são medidas de fundamental importância para o controle da doença. Combater a sífilis adquirida tem impacto importante na contenção da transmissão da doença, inclusive das gestantes para os bebês”, frisa a referência técnica.

Ações

Entre outras ações, o plano de trabalho definido pelos gestores prevê para sábado, 21 de outubro, a realização de mobilização da população em todos os municípios, como parte de uma campanha de enfrentamento à sífilis. Entre as ações será veiculada campanha de marketing em veículos de comunicação, repassando à população informações sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Já no dia 25 de outubro, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros participarão de capacitação on-line, coordenada pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, tendo como tema manejo clínico, tratamento e técnica de aplicação de penicilina em pacientes diagnosticados com sífilis. A capacitação será conduzida pelas médicas Janer Silveira e Ana Paula Holzmann, que atuam no Serviço Ambulatorial Especializado, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros.

Os gestores definiram ainda que, durante todo o mês de outubro, os profissionais de saúde participarão de capacitação para a aplicação de testes rápidos de detecção da sífilis. A iniciativa envolverá médicos, dentistas, técnicos e enfermeiros.

Nas salas de espera das unidades de saúde os usuários dos serviços receberão orientações sobre a prevenção, diagnóstico e o tratamento da sífilis. Até o final do mês, o trabalho também será direcionado às gestantes e parceiros; às escolas; à população em geral por meio da realização de blitz educativa; capacitação dos agentes comunitários de saúde para a busca ativa de gestantes, além da realização de palestras em empresas.

Arboviroses

Ainda em outubro, antes da intensificação do período das chuvas no Norte de Minas, a microrregião de Saúde de Janaúba/Monte Azul vai reforçar a realização de ações de educação permanente e de enfrentamento às arboviroses. Além do tradicional trabalho realizado em escolas, com repasse de orientações aos estudantes, as ações preveem a realização de campanhas de marketing em veículos de comunicação; blitz educativa e capacitação presencial de enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias.

Também está prevista para 11 de novembro a realização do “Dia D” de enfrentamento às arboviroses, envolvendo os 15 municípios da microrregião de Janaúba/Monte Azul; intensificação das ações conjuntas dos serviços de saúde com as igrejas, visando reforçar a mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika e da febre amarela.

Os gestores também aprovaram a criação de um serviço de disque denúncia de lotes e casas abandonadas, para que os serviços de endemias dos municípios possam intensificar as fiscalizações.

Por Pedro Ricardo / Foto: Prefeitura de Janaúba

Enviar para impressão