A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizou, nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Oficina Regional de Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) com o objetivo de repassar orientações sobre a nova metodologia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para fortalecer, planejar e organizar as ações de vacinação no território.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Teófilo Otoni, Andrea Uzel, explica que o microplanejamento é um método recomendado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. “Visa melhorar os processos de trabalho das equipes de saúde, ampliar as coberturas vacinais no Brasil e, consequentemente, aumentar o controle das doenças imunopreviníveis, como o sarampo, a febre amarela, entre outras”, pontuou Andrea Uzel.

06.10.2023.Teófilo Otoni - Oficina de Microplanejamento 2

Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), imunização e saúde indígena dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da unidade regional participaram da oficina.

A nova estratégia tem como foco a Campanha Nacional de Multivacinação. Para a execução da campanha, o Ministério da Saúde, por meio da portaria 844 de 2023, prevê um incentivo financeiro de R$136.614.324,77. Desse total, 60% já foram repassados para os municípios; os 40% restantes estão condicionados à adesão ao microplanejamento.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação inicia-se no dia 21 de outubro, no estado de Minas Gerais, com dia D previsto para o dia 28 e encerramento no dia 4 de novembro. O público-alvo dessa campanha são as pessoas com até 15 anos de idade. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação conforme Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão