A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância em Saúde, promoveu, nos dias 26 e 27 de setembro, uma capacitação destinada aos fiscais sanitários dos 34 municípios de sua área de abrangência. O evento, realizado por videoconferência, abordou questões essenciais relacionadas à fiscalização e regulamentação de produtos fumígenos, que englobam uma ampla variedade de produtos, como cigarros convencionais, cigarros eletrônicos, narguilés, entre outros.

O tabagismo é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o consumo  de tabaco é responsável por cerca de 150 mil mortes por ano. A necessidade de aprimorar a vigilância sanitária sobre produtos fumígenos se faz urgente devido aos males à saúde associados ao consumo de tabaco de forma convencional e especialmente pelo avanço dos novos dispositivos eletrônicos.

03.10.2023.Diamantina.Tabagismo2

Durante a capacitação, foram apresentados os conceitos essenciais relacionados aos produtos de tabaco, incluindo classificação, registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aspectos publicitários e de embalagem, além de destacar a relevância de ambientes livres de tabaco. Outro foco do evento foi a aplicação prática da legislação sanitária, repasse de informações sobre inspeção em tabacarias, pontos de venda de tabaco e o manejo de irregularidades durante a fiscalização.

Evandro Luiz Silva, referência técnica para produtos fumígenos da Superintendência Regional (SRS) de Diamantina e organizador do evento, destacou a importância da fiscalização rigorosa. "Entendemos que a capacitação foi um importante momento para fortalecer as ações de combate ao tabagismo na região. Com o treinamento, esperamos que os fiscais sanitários se sintam cada vez mais preparados para identificar e coibir irregularidades, contribuindo para a redução do consumo de tabaco e, consequentemente, dos agravos e morbimortalidade associada a essa prática”, destacou Silva.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão