O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no dia 26 de setembro, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, um treinamento voltado aos profissionais de saúde visando aprimorar o monitoramento e a avaliação das ações planejadas para atender ao plano de eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública na região.

A tuberculose continua sendo um desafio global de saúde que afeta milhões de pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Frente a esta realidade, a equipe de epidemiologia da Regional direcionou seus esforços para capacitar os profissionais da saúde em Pedra Azul para detectarem precocemente a tuberculose, implementando a busca ativa de Sintomáticos Respiratórios (pessoas com tosse persistente por mais de três semanas).

28.09.2023.Pedra Azul Treinamento da tuberculose 1

O treinamento incluiu orientações sobre o envio mensal de dados consolidados, o cadastro e a implantação do Sistema Nacional - Il-TB. A adoção desse sistema tem o propósito de fortalecer as ações de vigilância da Infecção Latente Mycobacterium tuberculosis (ILTB) e o tratamento preferencial (3HP), uma estratégia eficaz para prevenir novos casos de tuberculose.

A coordenadora de Epidemiologia e referência técnica regional em tuberculose, Evangelia Moreira de Aguilar, enfatizou que o treinamento não se limitou apenas à detecção e ao tratamento da tuberculose. A equipe também foi preparada para investigar óbitos relacionados à tuberculose por meio do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Isso é crucial para entender melhor a incidência e a mortalidade da doença na região.

O evento buscou alinhar as ações e estratégias para o diagnóstico e acompanhamento laboratorial dos casos de tuberculose. O fortalecimento das ações de vigilância e controle da tuberculose em populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e privadas de liberdade, também foi discutido, uma vez que esses grupos são particularmente suscetíveis à doença. A coordenadora Evangelia Aguilar explicou que “a melhor forma de evitar a transmissão da doença é realizar o diagnóstico precoce e tratamento adequado. A tuberculose é uma doença infecciosa que ainda atinge milhões de pessoas em todo o mundo, com destaque para quem vive em situação de vulnerabilidade social. Quando não tratada, ela pode se tornar uma doença grave”.

Durante o evento, Mayara dos Santos Silva, referência técnica dos Sistemas de Informação de Endemias do Nuvepi, apresentou uma pauta relacionada ao Sistema de Informação do Programa de Controle da Esquistossomose (SISPCE). Ela destacou a importância do registro adequado das atividades e ações do programa, sensibilizando os municípios sobre o impacto da falta de registro no sistema.

Danilo Vieira Lima, referência técnica em esquistossomose e doença de Chagas, apresentou a nova plataforma de notificação de casos graves de Chagas no E-SUS notifica - Sistema WEB. Essa novidade facilitará o acompanhamento e a conclusão da notificação por parte dos municípios, melhorando o monitoramento da doença.

O evento contou com a participação ativa de coordenadores de Epidemiologia, de Atenção Primária à Saúde e das referências técnicas de tuberculose dos 25 municípios que compõem a Regional de Saúde de Pedra Azul. A troca de conhecimentos e experiências objetiva fortalecer ainda mais as ações de vigilância epidemiológica na busca pela eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública na região.

Por Allan Gomes Campos / Foto: Thaiane Rocha

Enviar para impressão