Para apoiar os profissionais de municípios na implementação das Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, as unidades regionais de saúde que compõem a macrorregião de saúde Sudeste promoveram o primeiro seminário macrorregional voltado para a equidade. O evento foi realizado em Juiz de Fora, no dia 14 de setembro, quando foram apresentadas experiências exitosas das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Ubá e Manhuaçu.

O Comitê de Equidade da Secretaria Municipal de Ubá, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou um evento com intuito de fazer testes rápidos de sífilis e tuberculose, para um diagnóstico situacional da população em situação de rua. Segundo a psicóloga do município, Patrícia Colli Francisco, “a ação ajudou a mapear o aumento de doenças, como sífilis e tuberculose no território, e definiu estratégias de tratamento”, explica.

18.09.2023.09.Juiz de Fora Seminário Equidade1

Em Carangola, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para efetivar as políticas de promoção da equidade. A efetivação se deu em duas vias:  criação de um grupo terapêutico LGBT para estudantes da UEMG e encontros de formação das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).

Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Carangola, Taís Moraes Nolasco, “ao longo dos meses foi possível observar uma boa adesão dos acadêmicos em relação ao grupo terapêutico e um grande avanço na sensibilização dos profissionais de saúde para que assumam suas responsabilidades e ajam de forma ética, com conhecimento dos repertórios sexuais, possibilidades comportamentais e necessidades em saúde das minorias sexuais”, detalhou Taís Nolasco.

O que são os comitês técnicos?

Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade é um espaço participativo para discussão de estratégias para reduzir as barreiras de acesso das populações de maior vulnerabilidade aos serviços de saúde.

A implantação dos comitês municipais surgiu a partir do indicador 6 da Política Estadual de Promoção à Saúde (Poeps), conforme a resolução 7.610, de julho de 2021.

Exemplo da ação de um comitê técnico na regional de Juiz de Fora

A assistente social e representante do município de Lima Duarte, Amanda do Nascimento, organiza o comitê técnico em Juiz de Fora, no qual são realizadas reuniões a cada 2 meses para discussão e planejamento de ações.

No município de Lima Duarte, a população do campo recebe ações integrais de saúde planejadas pelo comitê técnico

“Em nosso comitê são contempladas as populações do campo, LGBT e população negra”, conta Amanda Nascimento. Para o atendimento à população LGBT, será realizada uma capacitação para profissionais de saúde. “A capacitação faz parte de um plano de trabalho no qual o objetivo é garantir o um atendimento humanizado e inclusivo a essa população por parte dos servidores da saúde”, explica a assistente social.

Dos 37 municípios que compõem a regional de saúde de Juiz de Fora, apenas 4 ainda não implementaram o Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde.

Por Jonathas Mendes

Enviar para impressão