Através da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos atua junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 27 municípios de sua área de abrangência para promover o aleitamento materno. Durante o Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação no país, o trabalho da CAS é intensificado para fortalecer as ações intersetoriais pela defesa, proteção e promoção da amamentação o ano todo.

Segundo Jaqueline Silva Santos, referência técnica da CAS/SRS Passos da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), os municípios são apoiados para implantarem e implementarem essa iniciativa federal, através da APS, para qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável. “O entendimento é que a alimentação adequada e saudável é essencial para a saúde e qualidade de vida”, observa Jaqueline Santos.

Para comemorar o Agosto Dourado neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) criou uma campanha para redes sociais em que chama a atenção para a conscientização das mães e de toda a sociedade para a alimentação saudável dos bebês. O leite materno, por ser composto por uma série de nutrientes, é considerado um alimento completo e essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança com saúde.

 

Palestra sobre aleitamento materno realizada em São José da Barra

Agosto Dourado

Vitaminas, sais minerais, gorduras, açúcares, proteínas e substâncias de defesa natural estão presentes nesse alimento, na medida adequada para o organismo do bebê. A campanha da SES-MG lembra que Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade.

“Depois desse período, o bebê deve começar a receber alimentação complementar saudável juntamente com o aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos ou mais. A mãe pode continuar a amamentar até quando ela e a criança desejarem”, diz a campanha da SES-MG, que tem uma página na internet (www.saude.mg.gov.br/aleitamentomaterno) exclusiva para informações e orientações sobre amamentação.

Citando a cartilha “Alimentação saudável: informações e orientações sobre a alimentação de crianças menores de dois anos de idade”, da SES-MG, Jaqueline Santos acrescenta que o leite materno possui ainda outros benefícios. “Ele protege o bebê de infecções, por exemplo, diarreia, pneumonia, otite, e previne doenças no futuro, como asma, diabetes e obesidade, além de favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Ademais, a amamentação é um ato de interação e trocas entre o bebê e quem o amamenta”, disse.

Para que a estratégia da amamentação chegue até às mães, a SES-MG tem disponibilizado eventos para a qualificação dos profissionais da APS nos municípios. Segundo Jaqueline Santos, que defende integração entre os setores, “é preciso fortalecer o desenvolvimento de ações intersetoriais que buscam a defesa, a proteção e a promoção do aleitamento materno durante todo o ano”. 

 

Ações municipais

Durante o Agosto Dourado, municípios da SRS Passos vêm intensificado os trabalhos para conscientizar as mães sobre a amamentação e os cuidados com o bebê. Em São Tomás de Aquino, a Coordenação da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, criou várias ações com esse objetivo. De acordo com a coordenadora Letícia Ciarelli Cotelez, “nas salas de espera das unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF), realizamos uma palestra com nutricionista da equipe multiprofissional na qual foi discutida a importância da amamentação para a construção de uma vida saudável para o infante”.

“Fizemos também uma palestra sobre o Agosto Dourado com uma fonoaudióloga especialista em materno-infantil e consultora em amamentação”, acrescentou Letícia Cotelez, citando também um painel criado com itens prejudiciais à criança durante a amamentação e publicação de peças em redes sociais com mensagens sobre a importância do aleitamento materno.

Em São José da Barra, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um curso para gestantes em maio, com duração de cinco dias, ministrado por médica, enfermeira, psicóloga, dentista, terapeuta ocupacional, nutricionista e educador físico, como informou a coordenadora de Atenção à Saúde, Ana Flávia Freire.

“Durante o Agosto Dourado, a secretaria realizou uma palestra para gestantes e lactantes do município sobre aleitamento materno com as enfermeiras do Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Passos e com depoimento da primeira lactante doadora de leite materno do município, Andréa dos Santos Moura”, relatou a coordenadora de Atenção à Saúde.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão