A Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde realizam, de 12 a 14 de setembro, em Belo Horizonte, a Oficina de Formação para Facilitadores Estaduais para o Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, com a participação de profissionais de saúde de todo o estado.

Crédito: Fábio Marchetto

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, o evento reúne profissionais do nível central, regionais, municípios, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Ministério Público, Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) para planejar a Campanha de Multivacinação que terá início no próximo mês de outubro em todo o estado. “Vamos organizar o trabalho e fazer um grande planejamento para que consigamos alcançar bons resultados e recuperar as altas coberturas vacinais em Minas Gerais”, destaca.

Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, explica que a oficina de microplanejamento trabalha temáticas importantes para a organização dos serviços de vacinação, envolvendo desde a capacitação dos profissionais até a organização da rede de frio e da sala de vacina, a busca ativa de pessoas não vacinadas e o sistema de informações, a fim de ampliar o alcance às pessoas não vacinadas da área de abrangência. “Os três dias de oficina serão bastante dinâmicos, envolvendo apresentações e trocas de experiências entre os participantes para que sejam também multiplicadores de todo esse conhecimento nos seus municípios”, afirma.

Segundo a coordenadora de Incorporação Científica e Imunização do Ministério de Saúde, Ana Catarina de Melo Araújo, o órgão federal está atuando em todos os estados no apoio à multivacinação por meio do microplanejamento. “O microplanejamento é uma estratégia para sintetizar e sistematizar as ações já executadas pelos municípios para que possamos identificar as necessidades e atuar de forma mais efetiva para reverter as baixas coberturas vacinais em todo o país”, informa.

Ela explica que o microplanejamento é uma ação integrada desenvolvida por profissionais de saúde dos diferentes níveis de atenção que compõe o Sistema Único de Saúde, nas diversas áreas relacionadas à imunização, como o Programa de Imunização, a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Primária à Saúde e a Saúde Indígena. “Nesse contexto, é muito importante reforçar que a ação de vacinação ocorre dentro da Atenção Primária e que a porta de entrada para a população é a Unidade Básica de Saúde, onde se cria o vínculo com a população”, conclui.

Por Débora Drumond

Enviar para impressão