A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 5 de setembro, reunião entre Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Unidade Dispensadora de Medicação (UDM), Atenção Primária à Saúde (APS), Vigilância Epidemiológica e Gestão Municipal.  O objetivo foi discutir e alinhar as ações relacionadas à atenção integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a abordagem de protocolos vigentes, bem como o papel de cada ponto de atenção à saúde na prevenção, na vigilância e na assistência às pessoas com ISTs.

Com a apresentação na reunião do atual cenário mundial e nacional referente ao HIV/Aids, foi evidenciado o papel da Atenção Primária à Saúde, enquanto porta de entrada do cuidado no território, além do papel da Epidemiologia na vigilância das IST’s, bem como da assistência farmacêutica.

06.09.2023.Pouso Alegre IST

A organização dos serviços nos aspectos de recursos humanos e atendimento aos pacientes por equipe multiprofissional, além dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas vigentes foram temas para discussão no encontro. Outra pauta do evento foi o papel da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento dos pacientes identificados com sífilis, doença prevenível, curável, mas que tem apresentado aumento significativo de casos nos últimos anos. Outro ponto de atenção foi a importância da vigilância e do acompanhamento dos pacientes coinfectados com HIV/Aids e tuberculose, a abordagem da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) nas Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA), bem como a imunização desses pacientes.

A referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Flávia Moreira Alves Silva, ressaltou que o evento possibilitou “o levantamento das demandas prioritárias e a elaboração de estratégias para melhoria dos serviços”. A referência técnica observou também que “a equipe da URS Pouso Alegre espera que, a partir dessa reunião, haja melhor integração entre a rede de atenção à saúde, visto que o paciente com IST é atendido e acompanhado nos diversos pontos de atenção”.

Por Otávio Coutinho

Enviar para impressão