Neste mês, o município de Ubá iniciou a entrega de medicamentos especializados, como resultado da adesão à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A melhoria possibilitou que o cidadão receba todos medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira mais facilitada e em um mesmo endereço, visto que a farmácia onde recebem o componente básico e o especializado são vizinhas, uma porta do lado da outra, com o mesmo horário de atendimento. 

Um dos principais objetivos da SES-MG em descentralizar a entrega dos medicamentos especializados é aproximar o cidadão do atendimento farmacêutico humanizado, em seu próprio município, sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade Regional de Saúde (URS), muitas vezes distante de sua cidade. O componente especializado refere-se a medicamentos utilizados em tratamentos de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, sendo que alguns têm alto custo.

Kátia Aparecida Carvalho de Souza, moradora do bairro Santo Antônio, faz parte dos 1200 moradores de Ubá atingidos positivamente pela mudança. “Há seis meses estou usando medicamento para enfisema pulmonar, sendo que, no início, pegava na Farmácia Regional, que é aqui em Ubá mesmo, mas tinha um horário de entrega das 12h às 17h. Aqui na farmácia do município melhorou para mim, porque a entrega é na parte da manhã, mais fresco e tranquilo para meu perfil, e também o atendimento ficou mais acessível”, contou a usuária. 

22.08.2023.Ubá farmácia regional 2

Recursos do estado são investidos para primeiro depósito farmacêutico de Ubá 

A PDCEAF requer que as Unidades Regionais de Saúde realizem o monitoramento dos municípios aderidos a cada oito meses,  para verificar se a execução do programa está de acordo com os critérios da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Para sua implantação, a SES-MG liberou recursos que, no caso de Ubá, chegaram a R$240 mil em investimentos. 

“Como abrimos um setor novo, precisávamos de muitos itens. Então, os recursos estaduais foram úteis para adquirirmos mobiliário, computadores, câmeras frias, e também para a construção de um estoque, que vai atender a toda rede de Farmácias do SUS de Ubá, que está em andamento. A opção por instalar a dispensação do componente especializado ao lado da Farmácia Municipal, com horário de funcionamento coincidente, foi muito positiva para ampliar o acesso do paciente e para estreitar o contato entre eles e o serviço farmacêutico, individualizado, o que não ocorria quando era pela GRS Ubá, pelo enorme fluxo de municípios que eles atendem”, disse Amanda Mello Estevam, farmacêutica responsável pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá

A prefeitura de Ubá realizou concurso público recentemente e toda equipe da Farmácia de Medicamento Especializado é composta por servidores recém admitidos, que receberam treinamento na unidade da Farmácia Regional e estão prosseguindo com a dispensação de forma adequada e técnica, como conta Patrícia Meichilb, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá.

“A transição do PDCEAF de Ubá formou um case muito interessante, pois conseguiram implementar inovações que fortaleceu e melhorou a assistência farmacêutica. Inclusive, o município incrementou os recursos estaduais e está construindo um depósito novo, que não tinha, todo pensado para garantir um acondicionamento adequado para os medicamentos de toda rede. Além disso, a descentralização traz recurso novo para o município periodicamente, já que o estado paga um valor para custeio de produção, que é um plus entregue quadrimestralmente, após apuração dos indicadores. Ou seja, quanto mais atenderem a população e prestarem acesso de alto nível, mais investimento irão atrair”, disse Patrícia Meichilb. 

 

PDCEAF nos municípios da GRS Ubá

A PDCEAF elenca 256 itens para tratamento de cerca de 90 doenças e permite que o cidadão os receba gratuitamente, em seu próprio município, sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade Regional de Saúde, muitas vezes distante de sua cidade. Atualmente, são beneficiadas aproximadamente 2.654 pessoas nos 12 municípios que executam o PDCEAF na área da GRS Ubá, que recebem medicamentos pelo SUS para doenças especiais, como artrite reumatóide, doença pulmonar crônica obstrutiva, lúpus, Parkinson e Alzheimer.

Os 12 municípios da GRS Ubá que já estão executando a entrega dos medicamentos da PDCEAF são: Divinésia, Ervália, Guarani, Guiricema, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Presidente Bernardes, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, Tabuleiro, Visconde do Rio Branco e Ubá. Somadas, estas cidades têm mais de 200 mil habitantes que, caso necessitem, podem contar com atendimento diretamente nas farmácias municipais, o que torna a entrega mais ágil e gera economia para os municípios. O próximo município que iniciará a dispensação do componente especializado será Muriaé. 

 

Mais informações sobre o serviço

Farmácia de Medicamento Especializado de Ubá
Horário de funcionamento:  7h:15 às 11h:30

Endereço: R. Antenor Machado, 337 - Centro, Ubá

Telefone: 3301-2580

Por Keila Lima

Enviar para impressão