Durante os dias 3 a 19 de julho, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou o monitoramento do Plano de Ação de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas (Violências, Violência Sexual e Acidentes de Trânsito) dos 24 municípios que compõe as microrregiões de saúde de Guanhães, João Monlevade e Itabira.

De acordo com Aline Graziele Fernandes Martins, referência técnica de Vigilância das Causas Externas da GRS Itabira, responsável pela atividade de monitoramento, os trabalhos foram realizados em conjunto com as referências técnicas municipais, mas de forma individual e presencial, conforme prevê a Resolução SES/MG Nº 8.384, de 19 de outubro de 2022, que trata sobre o fortalecimento das ações de Vigilância das Causas Externas.

“Foi feito um planejamento antecipado conjunto, entre municípios e Regional de Saúde, para que o monitoramento ocorresse durante a primeira quinzena do mês de julho, de forma objetiva e organizada. Foi um momento muito importante para a verificação das ações realizadas no 1º semestre de 2023, com orientações aos municípios e apresentação das experiências adquiridas no desenvolvimento das ações. E como são 22 indicadores, torna-se necessário este monitoramento, no qual os municípios podem discutir, tirar suas dúvidas e comprovar as ações realizadas”, pontuou Aline.

De acordo com Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os municípios que pertencem a GRS Itabira estão em segundo lugar no estado em relação à taxa de notificação de violência no período de janeiro a maio de 2023. Aline destacou a importância do monitoramento e do desenvolvimento das ações para reduzir a mortalidade por causas externas. “Como discutido nas reuniões de monitoramento com as referências municipais, o fato dos municípios da GRS Itabira estarem em segundo lugar no estado em taxa de notificação de violência está diretamente relacionado ao fortalecimento das ações de vigilância dos agravos nos territórios, até pela sensibilização dos profissionais para a identificação e notificação dos casos”, esclareceu Aline.

Reunião de Monitoramento com equipe técnica do Município de João Monlevade - Foto: GRS Itabira

Ainda durante o monitoramento, Aline reforçou junto aos municípios que a meta a ser atingida é 90% de execução das ações previstas no Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas para Violências e 90% para Acidentes de Trânsito do Plano de Ação, considerando os seguintes eixos: Vigilância das Causas Externas (violência, violência sexual e acidentes de trânsito), Cuidado Integral, Articulação Interinstitucional e Mobilização Social/Educação em Saúde.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão