A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá está empreendendo a revisão e reorganização da Rede de Oftalmologia das microrregiões de saúde de Ubá e Muriaé. Com três prestadores de serviços habilitados para esse serviço, o empenho é para articular e integrar os pontos de atenção à saúde, ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários, aprimorar a carteira de serviços para a população, e, futuramente, proporcionar atendimento para pacientes de outros territórios.

As oportunidades de expansão e crescimento foram destacadas em reunião com os prestadores de serviços do SUS, realizada no dia 12 de junho, e decorrem do cenário positivo que a Regional de Ubá possui, com três habilitações para tratamento do glaucoma com medicamentos no âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica (Hospital Santa Isabel de Ubá, Casa de Caridade São Vicente de Paulo de Miraí e Hospital São Paulo de Muriaé), e uma Unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia (Hospital Santa Isabel de Ubá).

“Esta primeira fase é de diagnóstico, em que queremos identificar os serviços oftalmológicos ofertados e aprimorá-los, executando toda a carteira de serviços prevista nas habilitações vigentes. O objetivo é prevenir e/ou minimizar os riscos à saúde ocular, de modo a responder de forma ágil e oportuna frente às necessidades identificadas. Posteriormente, após redesenhar os fluxos e formatar a Rede de Atenção, queremos ampliar a oferta destes serviços para outros territórios, visto que há vazios assistenciais em outras microrregiões e acreditamos que nossos prestadores podem contribuir para suprir essa demanda”, disse Ana Cristina Dias Custódio, referência técnica em Oftalmologia da Coordenação de Atenção à Saúde.

Créditos: Keila Lima

A reorganização é orientada pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.180/2023, que aprova a metodologia para definição da grade de referência e organização da Rede de Atenção em Oftalmologia no âmbito do Estado de Minas Gerais. Assim, a GRS Ubá busca apoiar o território na condução das discussões para propiciar um desenho mais assertivo desta rede assistencial.

“Temos a ambição de fomentar a carteira de serviços e ofertas para nossa micro e macrorregião, e também ampliar a assistência dos prestadores já habilitados. Com a discussão da rede, a intenção é que, exemplificando, o Hospital Santa Isabel, que atende somente a microrregião de Ubá, possa vir a atender outras microrregiões de saúde que não possuem o serviço no território. Temos procedimentos muito demandados, como aplicação intravítrea, vitrectomia, cirurgia de pterígio, e que certamente pode beneficiar pacientes de outras regiões que aguardam por estes procedimentos”, argumentou Fabiana Érica de Souza, coordenadora de Regulação da GRS Ubá.

Por Keila Lima

Enviar para impressão