O auditório da Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha - recebeu, no dia 16 de maio, profissionais das secretarias municipais de Saúde (SMS) dos municípios que fazem parte da abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, para participação no Simpósio para o Controle da Tuberculose.

O simpósio foi ministrado por membros da Coordenação Estadual de Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (CT/SES-MG), Renata Rocha e Kennedy Crepalde, que vieram à região para, além de promover este evento com as referências municipais, realizar junto à SRS Varginha um monitoramento dos planos e estratégias para o enfrentamento da doença e alcance de resultados positivos quando se trata do contexto da tuberculose na região. A abertura contou com a superintendente regional de saúde, Regina Paula Ferreira Siqueira.

Foto: Tânia Corrêa / SRS Varginha

O médico infectologista Marcus Vinicius Souza Couto Moreira foi um dos convidados do evento para palestrar sobre o manejo clínico da tuberculose, antecedendo as apresentações que demonstraram o panorama da tuberculose no Estado a nível Regional, Estadual e municipal (Varginha).

A experiência exitosa do município de São Lourenço foi apresentada: uma ação conjunta com o presídio da cidade, onde o monitoramento de possíveis casos era realizado pela equipe da SMS, de modo a conseguir um controle e acompanhamento dos pacientes/reabilitandos mais próximo e efetivo. Para Renata Rocha (CT/SES-MG), “este tipo de experiência, se exposta a nível estadual, pode contribuir para o trabalho das equipes de saúde em todo Estado, por isso, fica o projeto de realizarmos este convite assim que possível”.

A referência técnica em tuberculose da SRS Varginha, Patrícia Alves Carneiro, esteve à frente do evento juntamente com demais membros da Vigilância em Saúde da Regional, realizando apresentação sobre o Plano Regional de Tuberculose e conduzindo a oficina que fechou o simpósio, onde os participantes puderam trazer ações planejadas para os planos municipais e os status das mesmas, discutindo em grupo sua aplicabilidade e conformidade com o Plano Regional.

“É fundamental que se realize todas as medidas possíveis para reduzir o número de casos de tuberculose no Estado. Para isso, enfatizamos as ações e capacitamos as equipes para o enfrentamento à tuberculose no dia a dia das pessoas, propondo planos estratégicos municipais para atuação na comunidade e nas populações especiais em vulnerabilidade de adquirir tuberculose”, afirmou Patrícia Carneiro, referência na SRS Varginha.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão