Um ambiente escolar pacífico, acolhedor e que seja fecundo para o crescimento das crianças e adolescentes é um dos objetivos da Escola Pública brasileira, e incentivado em Minas Gerais com recursos financeiros da Resolução SES/MG nº 6.949/2019. Uma das cidades contempladas pela resolução foi Muriaé, que entre outras iniciativas, promoveu um Giro Cultural entre três escolas estaduais, em que os estudantes eram orientados a criarem produtos artísticos que trabalhassem os temas sociais do abuso infantil, racismo e homofobia. A ação teve início no segundo semestre do ano passado, finalizando no dia 27 de abril deste ano. A escola que mais se destacou ganhou um passeio nos Centros Culturais no Rio de Janeiro.

As atividades executadas pelos alunos das escolas estaduais dos distritos de Bom Jesus, Boa Família e Vermelho, contaram com apresentações musicais e teatrais, festivais entre grêmios, produção de vídeos curtos para postagem nas redes sociais da prefeitura de Muriaé, e artes plásticas. Três pinturas selecionadas serão retratadas com a técnica de grafite em local conhecido como muro do CEM, em um trabalho que será feito por grafiteiros profissionais com a assistência dos estudantes autores da obra.

Um júri composto por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé (SMS), OAB social (Ordem dos Advogados do Brasil) e da  Fundarte (Fundação de Cultura e Artes de Muriaé) premiou as melhores atividades e a Escola Estadual João Teixeira Siqueira, localizada no distrito de Vermelho, obteve a maior pontuação e recebeu, como maior premiação, o passeio cultural.

Foto: Divulgação - prefeitura de Muriaé

Estudantes relatam experiência

Ana Caroline Ferreira Lopes, 16 anos, ganhou o primeiro lugar no concurso de pintura, com um quadro cujo tema foi abuso sexual. “É um assunto difícil de retratar, mas escolhi abordar de uma maneira leve, trazendo esperança. O quadro tem uma mulher com flores nascendo dela, mostrando que mesmo um trauma pode nos inspirar a florescer na vida”, contou Ana.

A estudante Maria Clara Rosa, 15 anos, participou do Giro Cultural ao interpretar a música “Trancado no quarto”, de Anderson Freire,  e foi uma dos 29 estudantes da escola do distrito de Vermelho a ir para o Rio de Janeiro. “É minha primeira vez na Cidade Maravilhosa e achei tudo um espetáculo. Essa viagem vai ficar pra sempre guardada em meu coração”, contou.

Temática da Paz nas escolas

“É crescente a necessidade de trabalharmos uma sociedade pacífica dentro do ambiente escolar. O SUS (Sistema Único de Saúde) também trabalha com a prevenção dos diversos tipos de violências, e foi uma excelente oportunidade para podermos aplicar recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nas atividades do Giro, que também contemplou toda a população com feiras, Manhãs de Paz, Roda de Samba e muitas outras ações. Houve muitos momentos em que nos emocionamos com as artes dos estudantes, o que nos deu a certeza de estarmos realizando um trabalho que vai trazer bons resultados”, contou Aline Sabina de Paula Rocha, referência técnica de prevenção da violência e promoção da paz da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé.

Para Fábio Ribas, coordenador de Vigilância em Saúde da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Muriaé é exemplo na aplicação dos recursos da Resolução SES/MG nº 6.949/2019. “A prevenção pela paz é urgente, principalmente no ambiente escolar. Temos visto, infelizmente, tantos casos de violências nas escolas e o que desejamos, como trabalhadores do SUS, educadores e pais, é que toda a sociedade esteja inserida e engajada para desenvolver mecanismos que impeçam essas situações dramáticas. A aplicação desse recurso foi um passo importante, e esperamos colher bons frutos dessas ações”, falou Fábio.

Por Keila lima

Enviar para impressão