Na quarta-feira, dia 3 de maio, ocorreu no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, oficina de preparação dos farmacêuticos que atuam na Atenção Básica à Saúde dos 34 municípios que compõem as microrregiões de saúde de Carangola e Manhuaçu.

A iniciativa foi da Coordenação de Assistência Farmacêutica da SRS Manhuaçu, e teve objetivo de detalhar a nova política de custeio da assistência farmacêutica ambulatorial nas redes de atenção à saúde.

“O objetivo dessa e de outras oficinas é justamente potencializar as ações já em curso executadas pelos municípios, propondo iniciativas que promovam a atuação diferenciada dos gestores municipais e dos profissionais de saúde”, disse o superintendente regional de Saúde, Juliano Estanislau Lacerda.

Foto: Antonio Rodrigues

A especialista em políticas e gestão da saúde da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS Manhuaçu, Nathália Estevanovic Aarestrup, explicou que, entre os temas abordados, estava a apresentação dos indicadores que avaliam as ações desenvolvidas pela Assistência Farmacêutica nos municípios. “Além disso, falamos sobre a nova política de Assistência Farmacêutica, que traz novas formas de financiamento, visando não apenas a unidade farmacêutica, mas sim os serviços de assistência farmacêutica que atuam em rede”, finalizou.

 

Nova política de custeio da assistência farmacêutica

A nova política de custeio da assistência farmacêutica foi aprovada pela deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.987 em 9 de novembro de 2022, e traz as normas gerais para concessão e execução do incentivo financeiro para custeio nas esferas municipais da Política Estadual de Assistência Farmacêutica Ambulatorial - Farmácia de  Minas.

Esse incentivo financeiro tem por objetivo principal a qualificação e desenvolvimento da Assistência Farmacêutica Ambulatorial, mediante a pactuação de metas e indicadores técnico-gerenciais, técnico-pedagógicos e clínico-assistenciais, e será repassado aos Fundos Municipais de Saúde, respeitando a organização municipal e prioridades gerenciais, podendo ser desde a qualificação, até a implementação de ações e serviços de assistência farmacêutica.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão