A Coordenação de Atenção em Saúde (CAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, em conformidade com a Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.054, de 7 de dezembro e a Resolução SES/MG nº 8.498, de 7 de dezembro de 2022, apresentou na terça-feira, 4 de abril, a Linha de Cuidado em Doenças Respiratórias Graves do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/MG). O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e contou com a participação de gestores de saúde dos 34 municípios que fazem parte da área de abrangência da SRS Diamantina.

Na abertura da reunião, a superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou a importância da iniciativa. “A linha de cuidado em doenças respiratórias é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) neste momento, por ser uma das doenças mais prevalentes e que causam um grande número de internações. E, em grande parte das macrorregiões de saúde do estado, entre elas a Jequitinhonha, temos um vazio assistencial. Por isso, os municípios precisam se organizar para que possamos implantar essa linha de cuidados tão importante e necessária em nosso território”.

Foto: Ricardo Maciel

De acordo com a apresentação da referência técnica da atenção hospitalar da SRS Diamantina, Deliane Betânia Lopes, “a proposta do Estado é estruturar a linha de cuidado e a assistência para que ela esteja mais próxima do indivíduo, e que a macrorregião de Saúde  seja sustentável em prestar assistência a pacientes com patologias respiratórias graves, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, entre outras”.

A região do Jequitinhonha possui vazio assistencial para diversos serviços de alta complexidade ambulatorial e hospitalar, sendo a implementação da Linha de Cuidado em Doenças Respiratórias Graves uma importante iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para melhorar a qualidade da assistência aos pacientes com doenças respiratórias graves na região.

 

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão