A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou nos dias 21,22 e 23/03, no laboratório de informática da Fundação de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI), uma capacitação presencial sobre o Sistema e-SUS APS 2023: Promoção à Saúde, Previne Brasil e Registros Diversos. O evento foi direcionado aos coordenadores de atenção primária à saúde (APS) e a profissionais técnicos de saúde com perfil multiplicador, dos 24 municípios de abrangência da GRS de Itabira.

A capacitação teve como objetivo, segundo Adriana Procópio Rosa, referência técnica em atenção primária à saúde (GRS de Itabira), a promoção de um debate técnico entre profissionais de saúde sobre a importância da utilização correta do sistema de informação e-SUS, para que estes municípios coloquem em prática como deve ser feito os registros dos atendimentos na atenção primária.

“A capacitação foi dividida em três dias e em políticas específicas, o primeiro dia foram as políticas de promoção à saúde, o segundo dia, Previne Brasil, que é o financiamento atual da atenção primária e o terceiro dia, registros gerais de todo o atendimento na atenção primária”, destacou Adriana.

Créditos: Flávio A. R. Samuel

A referência técnica destacou ainda a necessidade de qualificar os registros lançados pelos municípios, para que os indicadores propostos por cada política sejam alcançados, e isso só acontece quando o município registra melhor esses dados, e consequentemente melhorando os incentivos recebidos pelos municípios e a assistência prestada ao usuário.

Para Andressa Pereira Duarte Nunes, que também é referência técnica em atenção primária (GRS de Itabira), foram três dias de aprendizado, na qual foi possível atualizar os municípios com relação às principais mudanças no financiamento do Previne Brasil.

“Os municípios têm uma leve dificuldade com relação ao registro, e destacamos que isso ocorre principalmente pela rotatividade dos profissionais que estão lá na ponta. Quando há mudança de servidor no município, temos que qualificá-lo rapidamente, mas cientes que pode haver mais substituições. E quando há essa substituição de servidor que já estava qualificado, nota-se uma queda no registo desses indicadores”, informou Andressa.

Outro encaminhamento da capacitação, segundo a equipe técnica da GRS de Itabira, foi qualificar o público-alvo como potencial multiplicador em seu próprio município. Para isso, foi disponibilizado aos municípios todo o material necessário para que tenham condições de replicar as informações junto aos profissionais da atenção primária do seu município.

A referência técnica em promoção à saúde (GRS de Itabira), Pollyanna de Oliveira Silva, destacou que a equipe percebeu que muitas ações são desenvolvidas pelos profissionais na atenção primária, mas os municípios perdem no momento de realizar estes registros. Pollyanna acrescentou que às vezes estes profissionais não têm o hábito de registrar algumas atividades como por exemplo quando o profissional da saúde realiza alguma reunião junto a educação (exemplo, saúde na escola), por entender que não há necessidade de registrar esse tipo de ação. Ou então, até faz o registro, mas não faz da forma correta e acaba perdendo a ação.

“Minha participação na capacitação foi voltada para o registro no sistema das ações de promoção à saúde, como o PSE, que é a política do programa de saúde na escola, o PNCT que é o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e a POEPS, que é a política estadual de promoção da saúde”, finalizou Pollyanna.

Estudo técnico dos indicadores

A equipe de atenção primária da GRS de Itabira, informou que está realizando um estudo técnico sobre os indicadores do Previne Brasil junto aos municípios de sua abrangência. A equipe está analisando a série histórica de cada indicador, visando ajudar os seus municípios a melhorarem os seus resultados.

Segundo Adriana Procópio Rosa e Andressa Pereira Duarte Nunes, que compõe a equipe técnica, o trabalho envolverá ainda um estudo de literatura específica e de análise de dados de cada um dos municípios, além de visitas técnicas e reuniões. A equipe técnica da atenção primária da GRS de Itabira espera com este estudo técnico auxiliar ainda mais os municípios na qualificação da assistência e na melhoria dos seus indicadores.

e-SUS

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Previne Brasil

O Programa Previne Brasil foi instituído em 2019 e estabeleceu novos critérios de financiamento federal para a Atenção Primária à Saúde. Em 2022, após pactuação tripartite, houve alteração quanto ao monitoramento dos indicadores e, a partir do segundo quadrimestre, o repasse financeiro estará condicionado ao desempenho efetivamente alcançado pelos municípios.

Por Flávio A. R. Samuel

Enviar para impressão