A prática regular de atividade física é importante para manter a saúde em dia, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças. As ações de promoção da saúde, incluindo a oferta de práticas de atividades físicas, são incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em seu conjunto de ações e serviços voltados para garantir melhores condições de saúde e mais qualidade de vida para a população. Essa oferta pode ser realizada pelos estabelecimentos de saúde, desde Unidades Básicas de Saúde, e, principalmente, pelos polos do Programa Academia da Saúde.

Em Minas Gerais, a Política Estadual de Promoção da Saúde, criada em 2016, prevê, dentre suas ações, a promoção da atividade física e das práticas corporais, com o objetivo de reduzir o sedentarismo e aumentar o grau de saúde da população. A política estabelece recurso financeiro para auxiliar os municípios na oferta das ações de atividade física/práticas corporais, como a compra de materiais, o pagamento de profissionais e a oferta de ações educativas. Os municípios contam ainda com o Incentivo Federal de Atividade Física, que foi implantado recentemente pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer as ações de atividade física na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida ao recebimento de recursos, os municípios precisam cumprir alguns indicadores relacionados à oferta de atividade física.

Para orientar os municípios a respeito dos indicadores de atividade física, estaduais e federais, bem como sobre o Programa Academia da Saúde e as ações de atividade física no Programa Saúde na Escola, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou uma reunião técnica com a presença dos coordenadores de Atenção Primária à Saúde, educadores físicos na saúde e fisioterapeutas. A referência técnica de promoção da saúde, Aline Eliane dos Santos, que conduziu a reunião, destaca a importância desse encontro: “A reunião foi direcionada principalmente ao educador físico na saúde e fisioterapeuta, que nem sempre têm a oportunidade de participar dos encontros da superintendência e teve o objetivo de fortalecer as ações de atividade física na Atenção Primária à Saúde, além de melhorar os indicadores relacionados à Política Estadual de Promoção da Saúde e Incentivo Federal de Atividade Física”, comentou.

Créditos: Lucas Alves

A educadora física do município de Belo Oriente, Maria Linetti, que trabalha com as ações de atividade física no Programa Saúde na Escola, reforça: “A atividade física é fundamental para qualquer idade, e sua prática regular é indicada para a melhoria da saúde física e mental, aumento do bem-estar e da qualidade de vida”. Segundo ela, o município de Belo Oriente tem utilizado os recursos estadual e federal para contratações de educadores físicos, qualificação de ambientes de atividades físicas e compra de materiais, o que tem colaborado para fortalecer as ações.

Por Lucas Alves (estagiário sob supervisão)

Enviar para impressão