Está prorrogada até 30 de abril deste ano a ampliação temporária da vacinação contra a meningite de adolescentes e jovens adultos na faixa etária de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, estudantes do ensino superior, técnicos universitários e para todos os professores e trabalhadores da educação. Na sexta-feira, 24, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros repassou aos 54 municípios da sua área de atuação a decisão da Coordenadoria Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A vacina Meningocócica C começou a ser administrada em novembro do ano passado contemplando os grupos prioritários. A previsão era de que o reforço da vacinação fosse concluído nesta terça-feira, 28. Até o momento, em 86 municípios da macrorregião de saúde do Norte de Minas 44.039 pessoas já receberam doses de reforço da vacina contra a meningite.

Das 32.300 doses de imunizantes repassadas pela Superintendência Regional de Saúde aos municípios, já foram aplicadas 21.415 doses. Dados atualizados nesta segunda-feira, 27, apontam que as secretarias de saúde da área de jurisdição da SRS já vacinaram 16.196 adolescentes e jovens adultos; 1.853 trabalhadores da saúde; 1.343 universitários e 2.023 professores e trabalhadores da educação.

Créditos: Marcus Ferreira

Além disso, em 25 municípios pertencentes à área de atuação da Gerência Regional de Saúde – (GRS) de Januária o reforço da vacinação contra a meningite já alcançou 19.287 pessoas. Já em sete municípios da GRS de Pirapora a campanha já contemplou 3.337 pessoas integrantes dos públicos alvos.

Com a prorrogação da campanha até 30 de abril, a referência técnica em imunização da SRS, Mônica de Lourdes Rochido, avalia que a tendência é de que haja aumento do número de pessoas contempladas. Isso porque, várias instituições de ensino estão retomando as atividades letivas após o carnaval e muitos trabalhadores da saúde e da educação estão retornando das férias de final e início de ano.

“Com a prorrogação do prazo de ampliação temporária da vacinação as pessoas têm nova oportunidade de procurar as unidades de saúde para reforçar a imunização”, observa a referência técnica.

Adolescentes

A enfermeira da Rede de Frio da SRS, Angra Camila Alves Pereira Andrade, explica que em setembro do ano passado foi ampliada, temporariamente, a oferta de vacina meningocócica ACWY para adolescentes não vacinados com idade entre 11 e 14 anos.

“O objetivo é reduzir o número de portadores da bactéria na nasofaringe. A recomendação é uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal de cada adolescente”, explica a enfermeira.

Para o alcance de maior cobertura vacinal da população contra a meningite, a SRS observa que é importante que os municípios intensifiquem a busca ativa dos públicos prioritários definidos pela SES-MG. Uma das alternativas é a expansão do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde, seja com o revezamento de servidores nas salas de vacinas no horário de almoço, no período noturno e também nos finais de semana.

Crianças

Além das 32.300 doses para reforço da vacinação dos públicos alvos, em 2022 a Superintendência Regional de Saúde repassou aos municípios 40 mil doses de vacinas contra a meningite C para a vacinação de rotina de crianças.

Os recém-nascidos devem ser vacinados aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias. Além disso, os pais devem procurar as unidades de saúde quando a criança completar um ano, para aplicação da dose de reforço.

A doença

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que a meningite é uma síndrome transmitida durante todo o ano, através das vias respiratórias, entre pessoas de todas as idades. Em geral, o quadro clínico é grave e pode levar o paciente a óbito. O sorogrupo do meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Em 2022 o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), administrado pelo Ministério da Saúde, aponta que na área de atuação da SRS de Montes Claros foram notificados 15 casos de meningite. Desse total, sete casos foram notificados em Montes Claros e os demais foram registrados em: Claro dos Poções; Coração de Jesus; Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Ainda em 2022 o Sinan registrou a ocorrência de três óbitos ocasionados por meningite na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde. Os casos foram notificados em Montes Claros, Rio Pardo de Minas e Rubelita.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão