A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, distribuiu cerca de 98 mil preservativos masculinos e mil unidades de gel lubrificante para os municípios e os Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de sua área de abrangência. A distribuição dos insumos faz parte da rotina mensal da SRS e o quantitativo foi disponibilizado para intensificar as ações de prevenção durante as festividades do Carnaval.

Segundo a superintendente Josy Duarte Faria Fialho, a Regional tem empreendido esforços para mobilizar as referências municipais. “É preciso aproveitar o período de festas para chamarmos a atenção do cidadão e conscientizá-lo sobre o sexo seguro e a rede de saúde disponível para acolhê-lo em caso de necessidade”, reforçou.

Para a referência técnica regional em IST/Aids, Priscila Câmara de Moura, a Prevenção Combinada é uma excelente estratégia a ser trabalhada pelos profissionais de saúde. “Ela faz uso simultâneo de diferentes linhas de prevenção, levando em consideração as necessidades e especificidades de cada indivíduo, bem como as formas de transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A estratégia é ampla e dinâmica, levando em conta as abordagens biomédica, comportamental e estrutural, aplicadas nos níveis individual, relacional, comunitário e social”, frisou.

Foto: Priscila Moura

A referência destacou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para a realização dos testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C. “A ampliação da testagem rápida nesses locais ficou mais próxima e disponível à população, o que facilita o processo de diagnóstico precoce. Uma vez detectada a necessidade de tratamento, os usuários devem ser encaminhados aos SAE/CTA mais próximos para a continuidade da assistência”, complementou.

Em caso de exposição e contato sem proteção, ainda existe a estratégia de Profilaxia Pós Exposição (PEP), que pode ser realizada com o apoio das instituições hospitalares e SAE/CTA. “O ideal é que a profilaxia seja iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição”, esclareceu Priscila.

Sobre os Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA)

No território da SRS Ponte Nova há dois SAE/CTA. A unidade de Ponte Nova está localizada na Rua Padre Nicolau Caríssimo, nº 113, em Palmeiras. A outra unidade fica em Viçosa, localizada à Rua Tenente Kumell, nº 36, Centro. São voltados para a prevenção e tratamento de IST/Aids e destinam-se à coleta de exames anônimos e gratuitos para toda a população, tais como: HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e exames complementares. “Os SAE/CTA são muito importantes para a rede de cuidado dos pacientes, uma vez que realizam o caminho completo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento”, explicou Priscila.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão