Tabuleiro, município da área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, conquistou destaque na execução do Programa Proteja, que é uma Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil do Ministério da Saúde (MS). Para a retomada das atividades de apoio à implementação do Proteja no ano de 2023, o MS realizou dois dias de videoconferências de nível nacional - em 31 de janeiro e 1º de fevereiro -, com o compartilhamento das experiências de oito municípios das diferentes regiões do Brasil que aderiram ao programa, sendo Tabuleiro um deles. 

A apresentação de Tabuleiro foi feita pelo nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Wesley de Azevedo Costa, referência técnica do Proteja, que desenvolveu o projeto juntamente com agentes comunitários de saúde, Unidades de PSF (Programa Saúde da Família), secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte, Agricultura e Desenvolvimento Social; Emater; representantes do Legislativo e do Conselho Municipal de Saúde; além dos demais integrantes do NASF. “Todos juntos formamos um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), criando vínculo entre setores e profissionais de diversas áreas, e que conferiu mais efetividade nas ações do Proteja em Tabuleiro. Geralmente, o trabalho do nutricionista é dentro do consultório, onde chegam encaminhamentos. O Proteja amplia esse horizonte, e de repente você se vê indo atrás dos pacientes, conhecendo o contexto da cidade e das famílias”, disse Wesley. 

Em Tabuleiro, diversas atividades físicas são desenvolvidas no contraturno escolar, com foco nos objetivos do Proteja - Foto: Divulgação

Diagnóstico situacional e ações

O GTI elaborou o Plano de Ações e o monitora periodicamente, além de realizar capacitações para profissionais dos mais diferentes setores para fortalecer o trabalho de prevenção e atenção à obesidade infantil. “Primeiramente, fizemos um diagnóstico situacional com base nos dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), em 2022. Criamos uma planilha de monitoramento de todas as crianças de 0 a 10 anos de Tabuleiro. Assim, com a parceria imprescindível dos agentes comunitários de saúde, foi possível fazer a busca ativa para realizar a pesagem de todas elas”, explicou Wesley.

Foram contabilizadas 469 crianças dentro do perfil, e com a cobertura dos PSF, foi possível avaliar com regularidade 463 crianças. “Desse universo, diagnosticamos que 11,76% estavam com classificação de obesidade. Ou seja, 54 crianças. A partir daí, o GTI pôs em prática o Plano de Ação e fizemos mapeamento estratégico das atividades físicas oferecidas gratuitamente no município, e também mapeamento de locais para prática de atividade física, sendo eles públicos e privados. Além disso, firmamos um novo projeto de atividade física, fortalecemos a feira com produtos da agricultura local, e temos em vigor um grupo de gestante mensal”, falou o nutricionista. 

As atividades de Tabuleiro atenderam às propostas do Proteja, que requer articulação local para a sua implementação com setores diversificados, buscando melhoria da qualidade de vida da população. “É muito satisfatório ver que um município da GRS Ubá tem capacidade de planejar e implementar ações capazes de proporcionar ambientes e cidades favoráveis às escolhas e hábitos de vida saudáveis”, elogiou Luiza Brum, referência técnica do Programa Proteja na GRS Ubá.

Clique aqui e confira o evento “O Brasil avançando na Agenda da Obesidade infantil - Experiências do Proteja”. A apresentação de Tabuleiro começa em 1:15:55.

Por Keila lima

Enviar para impressão