Representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas e do Ministério da Saúde estiveram na quarta-feira (30/11) no serviço de oncologia da Santa Casa de Alfenas para conhecer o projeto “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas”, único de Minas Gerais entre as sete experiências finalistas do Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.

A iniciativa foi lançada pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre práticas adotadas no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro em Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas. Ao todo, foram 103 práticas inscritas de todas as regiões brasileiras e apenas sete foram selecionadas como experiências inovadoras.

Créditos: Thayane Viana

“Reconhecemos o trabalho aqui desenvolvido no atendimento aos pacientes oncológicos, seja pela realização da laserterapia, no pré-tratamento oncológico e nas sequelas pós-tratamento. O estado tem fortalecido essa linha de cuidado na atenção terciária, inclusive com a criação de núcleos de qualidade para assistência ao paciente que está internado para que ele seja assistido também em sua saúde bucal, em todos os níveis de atenção. Também estão em elaboração as diretrizes estaduais para a atenção na odontologia hospitalar, para conseguirmos efetivar a integralidade. Nós ficamos muito felizes quando o gestor hospitalar e a equipe multiprofissional da instituição, como é o caso aqui, reconhecem a importância do serviço”, enfatizou a referência técnica da Rede de Atenção em Saúde Bucal da SRS Alfenas, Heron Ataíde Martins.

Na visita foi possível constatar que o trabalho desenvolvido na Santa Casa, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas, tem beneficiado não só o município de Alfenas, mas toda a rede de atenção à saúde da região, que conta com 24 municípios da área de jurisdição da SRS Alfenas.

“O próprio Ministério e a OPAS reconheceram essa importância. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalece a política e incentiva os profissionais. Esta visita do Ministério permite que a gente possa fazer a troca de experiências. E temos feito muito isso, a cooperação horizontal entre os serviços para conhecer na prática como está sendo realizado. A Santa Casa de Alfenas também já tem um protocolo de higiene bucal para os pacientes internados, chamamos outros hospitais para conhecer e foi um momento muito rico. Esse reconhecimento, além de dar visibilidade para os serviços existentes, vai ajudar na possibilidade de replicação do que está dando certo em todo o Brasil. A Superintendência de Saúde está aberta para essas parcerias e apoios, visando o benefício maior que é melhor atender a toda a população”, frisou Heron.

A representante do Ministério da Saúde na visita, a consultora técnica da coordenação-geral de saúde bucal, Betina Suziellen Gomes da Silva, reforçou a importância das iniciativas finalistas.

“Para nós está sendo muito interessante ver localmente todas as diretrizes do Brasil Sorridente na prática e ver o quanto isso impacta na vida das pessoas. Já passamos por vários locais do Brasil. Foram sete experiências inovadoras finalistas no país e queremos, cada vez mais, dar voz para os profissionais que estão na ponta, fazendo a diferença dentro do SUS”, completou Betina.

No mês de novembro foram promovidas lives pelo Ministério da Saúde e OPAS e neste mês de dezembro, nos dias 13 e 14, será realizado em Brasília a apresentação da experiência à Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, juntamente com as outras 6 experiências selecionadas. Posteriormente haverá uma publicação do órgão sobre as experiências exitosas.

Por Thayane Viana

Enviar para impressão