A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), acompanhou na quarta-feira, 23 de novembro, a inauguração das novas dependências do Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI) da APAE do município de Guanhães. Com a reforma, o equipamento de saúde conta agora com banheiros acessíveis, sala de espera e recepção ampla e arejada, consultórios específicos para atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social, psicologia e consultório médico.

De acordo com Tatiana Gomes Vieira Fonseca, referência técnica da rede de cuidados à pessoa com deficiência da coordenadoria de atenção à saúde (CAS) da GRS Itabira, que acompanhou todo processo de implantação, o SERDI de Guanhães foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a partir da assinatura de termo de compromisso em fevereiro de 2020, quando o serviço se iniciou em meio às restrições impostas pela pandemia de covid-19, mas cumprindo todos os protocolos sanitários, garantindo assim todos os cuidados e atendimento de qualidade aos usuários. “O credenciamento do SERDI para atendimento aos usuários de todos os municípios que compõem a microrregião de saúde de Guanhães é um grande avanço para reduzir as dificuldades de acesso à assistência na reabilitação intelectual. E a reforma realizada na instituição é um marco importante para o atendimento aos usuários com deficiência intelectual e autismo”, destacou Tatiana.

Foto: Flávio A. R. Samuel

A responsável técnica da APAE, a fisioterapeuta Kelly Thais Gomes Amorim, explicou que a nova estrutura garantirá mais conforto e qualidade na assistência prestada aos usuários e também novas possibilidades de atuação dos profissionais da reabilitação intelectual. “É um avanço para a saúde da pessoa com deficiência intelectual e autismo”, disse. “Com a reforma temos conforto, acessibilidade e segurança para os usuários e suas famílias”, ressaltou Kelly.

Durante o evento, o presidente da APAE de Guanhães, Cláudius Oscar, destacou a importância da obra e a evolução da APAE Guanhães nestes mais de 25 anos. Já a Secretária Municipal de Saúde de Guanhães, Rejane Ferreira Guimarães Martins, também ressaltou a importância do equipamento de saúde para a microrregião de saúde de Guanhães, que atenderá nove municípios: Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.

SERDI - Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual

Existem aproximadamente 150 serviços de reabilitação intelectual da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência do SUS-MG que oferecem tratamento às pessoas com deficiência intelectual, assim como às pessoas com transtorno do espectro do autismo.  Destes, 133 são Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI), e 17 são Centros Especializados em Reabilitação (CER) geridos pelas APAEs.

Os SERDI são serviços que atendem apenas a deficiência intelectual, já os CER são serviços que atendem mais de uma modalidade de deficiência. Todos os serviços realizam a avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos usuários.

Para acesso aos serviços de reabilitação intelectual o usuário deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para que, por meio das Juntas Reguladoras, sejam encaminhados para os serviços.

Saiba mais emhttp://www.saude.mg.gov.br/reabilitacaointelectual

Por Flávio A. R. Samuel