Neste mês em que a saúde se mobiliza com a Campanha Outubro Rosa pela saúde da mulher, o Estado e os municípios trabalham com enfoque na realização de exames para diagnóstico de câncer de mama e câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está trabalhando a campanha focando o cuidado integral à Saúde da Mulher, em que hábitos saudáveis são considerados fatores importantes de prevenção, bem como os exames de rotina, que são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero.

Outubro Rosa nos municípios

Também os municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena estão promovendo ações da campanha visando mobilizar as usuárias dos serviços de saúde.

Dentro dessa proposta, o município de Barbacena programou uma série de ações para todo o mês de outubro na Unidades Básicas de Saúde (UBS), tais como: coleta de exames preventivos, palestras, testes rápidos, solicitação de mamografias, orientações sobre a saúde da mulher, cortes de cabelo e maquiagem, lanches e brindes.

Outubro rosa em Barbacena - Foto: município de Barbacena

Em Alfredo Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, por meio das equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF), ações de educação em saúde com palestras e dinâmicas para alunos de uma escola municipal, com enfoque em prevenção, exames diagnósticos e testagens de infeções sexualmente transmissíveis (IST).

O município de Catas Altas da Noruega realizou palestras na unidade básica de saúde e um "Café com Prosa", em que se falou sobre prevenção ao câncer de mama.

Itaverava promoveu rodas de conversas com a população, com palestra sobre conscientização para combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero, abordando também a importância da prevenção com exames periódicos, como a mamografia e a coleta do exame “Papanicolau”. Também promoveram o “dia da beleza”, visando trabalhar a questão da autoestima como uma aliada à saúde da mulher.

Conforme esclareceu o superintendente regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares, o Outubro Rosa nasceu como uma proposta de mobilização social e dos serviços de saúde voltados para a prevenção dos cânceres de colo de útero e mama e ganhou uma dimensão tão importante que ultrapassa a temática relacionada à prevenção do câncer. “Hoje abordamos a saúde da mulher em sua forma integral, desde aspectos relacionados à promoção da saúde (alimentação, atividade física, educação em saúde); prevenção da saúde (consultas, exames, vacinas, procedimentos), até questões intersetoriais relacionadas ao fato de ser mulher na sociedade brasileira e suas múltiplas realidades (empoderamento, violência doméstica, autoestima, emprego e renda etc)” disse o superintendente. “As mobilizações que ocorrem de forma especial neste mês de outubro são de extrema importância para nossa região, pois as mulheres são hoje a maioria da população e trazem consigo especificidades que precisamos observar, tanto na formulação de políticas públicas, quanto na nossa prática cotidiana”, pontuou.

Mais informações estão disponíveis no site da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/17278-outubro-rosa-coloca-em-foco-o-cuidado-integral-a-saude-da-mulher

Por Priscila Resende

Enviar para impressão