O município de Rio Doce, pertencente à área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, abraçou a causa do aleitamento materno. Em homenagem ocorrida durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, no dia 8/6, foram entregues à equipe de saúde daquele município duas placas referentes à certificação das Unidades Básicas de Saúde Marieta Lobo Pereira e Doutor José Real como “Amigas do Aleitamento Materno”.

A certificação é realizada pelo Ministério da Saúde (MS) dentro da "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)". Com a iniciativa, o MS busca estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a efetivação da estratégia, o município de Rio Doce organizou, desde 2018, a formação de tutores, buscando qualificar os profissionais de referência, atuando no planejamento, no acompanhamento e no fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas UBS, de forma contínua. Além disso, os conteúdos foram replicados nas unidades, com o propósito de discutir a prática, de acordo com a realidade local. O processo foi acompanhado pela referência técnica regional, Karine Cardoso Miguel Barbosa, que lembra do empenho da equipe municipal para o alcance do intento.

Créditos: Tarsis Murad

“Pela primeira vez, um município da SRS Ponte Nova consegue esse feito, e de forma dupla! São poucos municípios em Minas Gerais que obtiveram essa certificação. Por isso, tenho que enaltecer o esforço e o compromisso de toda uma equipe voltados ao cuidado com a criança. É um trabalho de amor”, comemorou a coordenadora da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional, Saskia Drumond. O diretor de Saúde de Rio Doce, Rodrigo Leite, prosseguiu: “A questão do aleitamento materno, assim como outros programas que prezam por uma alimentação saudável na infância, como o Crescer Saudável, são fundamentais dentro do nosso município. Sabemos das dificuldades enfrentadas e oferecemos todo o apoio para que isso se efetive e se perpetue. Aproveito para parabenizar as profissionais responsáveis pelo brilhante trabalho”, disse.

O gestor se referiu ao importante papel da nutricionista Tassia Cavalcanti Campos e da enfermeira Estefânia Araújo do Nascimento para a conquista da certificação. “Olhando todo o processo, o mais difícil foram as oficinas, visto que outras ações , como as promoções de aleitamento materno e a participação em grupos de gestante, por exemplo, já eram realizadas”, contou Tassia. “ E cada vez que a gente consegue que uma criança fique em aleitamento materno exclusivo até os seis meses, já é uma vitória. Fico emocionada”, complementou Estefânia.

Mais conquistas

Outra vitória em relação ao aleitamento materno na região se refere à bonificação financeira recebida pelos municípios de Canaã e Amparo do Serra, por meio da Portaria 1124, de 19 de maio de 2022. O incentivo se refere ao trabalho envolvendo ações de aleitamento materno em suas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), culminando no aumento de registros dos indicadores. São eles: ampliar o número de crianças menores de dois anos com estado nutricional registrado nos Sistemas de Informação da Atenção Primária; e expandir o número de crianças menores de dois anos com práticas alimentares registradas nos Sistemas de Informação da Atenção Primária.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão