A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por meio do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, realizou em 27 de maio, na sala de reuniões da GRS, reunião técnica sobre Sistema de Informação para notificação das pessoas em tratamento da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis ILTB (IL-TB), de acordo com a Nota Técnica Conjunta nº. 2/2022 da Diretoria de Medicamentos Estratégicos (DMEST/SAF/SUBPAS/SES-MG) e a Coordenação de Tuberculose (CT/DVCC/SVE/SVS/SES-MG).

A referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose na GRS Pirapora, Gilza Francisca Alves, aponta que o objetivo da reunião foi reforçar, junto aos técnicos municipais, a importância da busca e tratamento oportuno dos casos de pacientes com ILTB.

Equipe técnica que participou do encontro Foto: GRS Pirapora

No dia 9 de junho haverá um segundo encontro destinado às referências municipais que não puderam comparecer à primeira reunião, momento em que serão repassadas as mesmas informações.

Gilza destacou também que as reuniões temáticas aumentam a proximidade com as referências municipais, que expõem a rotina do serviço no território, permitindo identificar os pontos críticos em que será necessário maior apoio da GRS. “O objetivo da reunião foi capacitar as referências municipais da tuberculose a respeito do sistema IL-TB e a Nota Técnica Conjunta nº02/2022, conforme recomendações referentes à vigilância, esquemas disponíveis e fluxos de acesso aos medicamentos para tratamento da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) no âmbito do Estado de Minas Gerais”, destacou a referência.

Durante o encontro foram abordados e discutidos temas importantes como a incorporação da rifapentina, o tratamento da IL-TB, as orientações para dispensação e monitoramento da adesão, fluxos de acesso aos medicamentos,formulário de solicitação de medicamentos para tratamento de ILTB e as dúvidas frequentes. “Almejo com esta reunião capacitar as referências, visto que exercem papel fundamental na saúde pública, para ofertar um tratamento qualificado para o usuário”, concluiu Gilza.

Por GRS Pirapora

Enviar para impressão