Os municípios que compõem a área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, estão empenhados na Campanha Maio Amarelo, que traz a pauta da segurança viária e busca mobilizar a sociedade para redução de acidentes de trânsito. Blitz educativas realizadas em parceria com a Polícia Militar; palestras e atividades em escolas; stands em praças atendimento e divulgação de informações, além de postagens nas redes sociais oficiais das Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde, fazem parte do cardápio de ações implementadas durante todo o mês de maio.

Créditos: Divulgação

Um dos destaques foi a mini pista educativa montada na praça central da cidade de Divinésia, que foi “trafegada” pelas crianças de até cinco anos do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Jair de Almeida, todos representando veículos de transporte. “Conseguimos ensinar conceitos importantes de um trânsito seguro para os pequeninos, como respeitar a sinalização, o uso obrigatório do cinto de segurança, e sobre não ir muito rápido para evitar acidentes”, contou a coordenadora do Programa Saúde na Escola de Divinésia, Maria Aparecida Firmiano. Tudo foi feito em conjunto com a coordenação pedagógica, professores e direção. “Utilizamos o lúdico para criar um ambiente propício para o aprendizado infantil, pois é através deles que conseguimos levar essas informações para os pais e responsáveis, que são os condutores que estão nas vias hoje", completou a supervisora pedagógica, Cátia Lídia Moreira.

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas externas de mortalidade e um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. Entre o ano de 2010 até o presente momento, os 31 municípios da GRS Ubá registraram 1.336 óbitos por acidentes de trânsito terrestre. ”Quintentos e sessenta e cinco destas vítimas pertenciam a faixa etária de 20 a 39 anos, indivíduos em idade economicamente ativa e no auge de suas capacidades físicas e intelectuais. É importante salientar que, do total, 83,38% destas vítimas eram do sexo masculino, um público que precisa ser sensibilizado para um trânsito mais pacífico para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, pontuou o , coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Ubá, Fábio Ribas, com informações do painel temático de acidentes de transporte terrestre (ATT)

Créditos: Divulgação

Apesar da complexidade do fenômeno e da multiplicidade de determinantes, os eventos são passíveis de prevenção. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem apoiado a campanha Maio Amarelo há seis anos, e os técnicos da regional estão alinhados com este objetivo, incentivando os municípios nas ações para redução de acidentes de trânsito. Desde 2020, observamos uma queda no número de acidentes e na taxa de mortalidade. Isso, porém, se deve principalmente ao contexto da pandemia da Covid-19, contudo, torcemos para que seja uma mudança de hábito efetiva que produza um trânsito mais seguro para todos nós”, ressaltou o diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto.

Por Keila Lima

Enviar para impressão