Contabilizando no Norte de Minas um aumento de 13% no número de acidentes registrados nos três primeiros meses deste ano em comparação com 2021, o Serviço Móvel de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Samu) realizou na quinta-feira, 26 de maio, uma simulação de acidente visando chamar a atenção da população para um problema que afeta os mais diversos segmentos da sociedade, bem como os serviços de saúde. A iniciativa ocorreu na Praça Dr. Carlos, uma das mais movimentadas do centro de Montes Claros, como parte da Campanha Maio Amarelo.

Foto: Ascom/Samu

Além do Samu, a simulação teve a participação do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Empresa Municipal de Trânsito de Montes Claros (MCTrans) e do 55º Batalhão de Infantaria do Exército.

De forma sincronizada, o Corpo de Bombeiros fez a simulação da retirada de vítimas presas às ferragens, enquanto o Samu prestou o atendimento pré-hospitalar. Foram utilizadas técnicas de salvamento veicular com equipamentos de desencarceramento, enquanto socorristas do Samu fizeram a simulação da imobilização, estabilização e intubação de pacientes, além da administração de medicamentos.

A MCTrans cuidou do trânsito para evitar a ocorrência de acidentes, resguardando as equipes e transeuntes. Profissionais do Exército e da Guarda Municipal distribuíram panfletos, alertando a população para a necessidade de um trânsito seguro.

ESTATÍSTICAS

Dados do Samu revelam que entre janeiro e abril do ano passado foram registrados 1.862 atendimentos de acidentes de trânsito no Norte de Minas. Já neste ano, nos três primeiros meses foram feitos 2.108 atendimentos.

Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, no primeiro trimestre de 2021 foram registradas 744 ocorrências de trânsito, número que aumentou em quase 15% nos três primeiros meses deste ano, com a realização de 855 atendimentos.

Sediando o segundo entroncamento rodoviário do país, nos quatro primeiros meses deste ano a BR-251, que liga a Região Sudeste com Nordeste, registrou aumento de 46,15% no número de acidentes em comparação ao ano passado. Em 2022 o Samu já registrou 190 atendimentos de vítimas de acidentes na rodovia.

Já nas BRs 365 e 135, que interligam o Centro Sul do país com o Nordeste, neste ano houve redução no número de atendimentos de vítimas de acidentes da ordem de 12% e 7%, respectivamente.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão