Atendendo cerca de 2.500 pessoas por dia, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte, assim como os 28 núcleos de assistência farmacêutica do estado, por meio do Programa Estadual de Assistência Farmacêutica, permite que cada vez mais pessoas obtenham medicamentos fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

A entrega dos medicamentos é feita diariamente e contribui para a saúde de várias pessoas que necessitam começar ou dar prosseguimento em tratamentos específicos.

Medicamentos de alto custo podem ser solicitados na Farmácia de Minas – Foto: Alessandra Maximiano

Qualquer cidadão pode fazer a solicitação do medicamento que necessita. Para facilitar as solicitações, todos os medicamentos fornecidos são divididos em componentes da assistência farmacêutica que constituem:

Medicamentos do Componente Especializado – CEAF

São medicamentos utilizados em doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário.  Para obter esse tipo de medicamento o cidadão, antes de comparecer em um dos 28 núcleos de assistência farmacêutica, deve conferir se o medicamento prescrito para o seu tratamento é fornecido. No site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o cidadão pode verificar informações sobre o medicamento por meio de uma pesquisa por ordem alfabética ou por meio de uma pesquisa pelo nome da doença. Outro fator importante é que a pessoa deve também providenciar todos os documentos e exames exigidos de acordo com o checklist para o tratamento específico.

Após cumprir essas etapas iniciais o cidadão deve comparecer à Farmácia de Minas da sua regional de saúde, com todos os documentos em mãos, para solicitar o remédio. No caso de medicamentos retirados na Farmácia de Minas da Regional de Belo Horizonte, é necessário agendar um horário, por meio do MG App ou pelo sitemg.gov.br. Também por meio dessas ferramentas, o cidadão deve acompanhar o status da solicitação. O prazo médio para análise é de 30 dias corridos. O pedido sendo deferido, a pessoa pode comparecer à farmácia ou fazer um contato telefônico para receber orientações sobre o seu primeiro atendimento. Caso o pedido da solicitação do medicamento seja devolvido, como por exemplo pela falta de algum documento ou exame, isso será explicado ao cidadão por meio de um parecer. Neste caso, a pessoa deve resolver as pendências descritas e comparecer à farmácia em até 90 dias. Caso o pedido seja indeferido (este indeferimento segue os protocolos clínicos do Ministério da Saúde), o cidadão deve verificar o motivo do indeferimento e comunicar ao médico que realizou o pedido. O processo de acompanhamento até o retorno da solicitação também deve ser feito pelo MG App ou pelo site mg.gov.br.

Farmácia de Minas de Belo Horizonte realiza cerca de 2500 atendimentos por dia – Foto: Alessandra Maximiano

A diretora de medicamentos especializados da SES-MG, Flávia Rabelo, destaca a importância da Farmácia de Minas da Regional Belo Horizonte na disponibilização dos medicamentos. “A Farmácia de Minas de Belo Horizonte disponibiliza aos usuários do SUS os medicamentos especializados, que contribuem para a integralidade da atenção à saúde em nível ambulatorial de doenças de alta complexidade. O acesso a esses medicamentos, integrantes do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, visa promover o uso racional de medicamentos e o seguimento farmacoterapêutico iniciado na atenção básica.”, afirmou. 

O representante comercial Walcir Ferreira Rodrigues há 8 anos comparece à Farmácia de Minas da Regional Belo Horizonte para buscar o medicamento da esposa, que sofre da doença de Parkinson. Ele reconhece a importância da farmácia para quem necessita de medicamentos de alto custo. “O medicamento que eu pego aqui é muito caro, eu não teria condições de comprar e minha esposa depende dele diariamente. Sobre o atendimento da farmácia não tenho o que reclamar, pois sempre fui muito bem atendido”, disse.

Medicamentos do Componente Estratégico – CESAF

São medicamentos utilizados contra doenças que são problemas de saúde pública cujo controle e tratamento tenham protocolos estabelecidos. O Ministério da Saúde adquire e distribui esses medicamentos aos estados, sendo responsabilidade do Estado a distribuição aos municípios. Medicamentos para infecção oportunista do Programa IST/AIDS e medicamentos para tratamento da fase aguda de arboviroses são adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em programas específicos e distribuídos aos municípios. 

O acesso do cidadão a esses medicamentos é feito apresentando a receita, um documento de identificação e o cartão nacional do SUS em uma farmácia municipal. Uma análise é feita pelo farmacêutico responsável e, estando tudo correto, a entrega do medicamento é realizada.

Medicamentos do Componente Básico – CBAF

São medicamentos destinados à Atenção Primária à Saúde para tratamento de condições de hipertensão, diabetes, infecções e outras doenças. Em Minas estes medicamentos são adquiridos pelos municípios com cooperação do Estado.  O cidadão deve verificar a disponibilidade do medicamento na unidade básica de saúde mais próxima da sua residência. Para a retirada, também é necessário apresentar a receita médica, um documento de identificação e o cartão nacional do SUS.  

Facilidade para que o medicamento chegue ao cidadão

Para que o cidadão tenha cada vez mais acesso aos medicamentos do componente especializado, entregues nas Farmácias de Minas de todo o estado, o paciente que por algum motivo não possa comparecer à farmácia, pode designar representantes para a retirada do medicamento preenchendo a declaração autorizadora. Ela permite que outra pessoa, indicada pelo cidadão, possa fazer a retirada do medicamento. O representante informado deve apresentar cópia do documento de identificação e informar o endereço e telefone.

A coordenadora da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, Patrícia Oliveira, esclarece que as pessoas compareçam à Farmácia de Minas nos dias e horários agendados e que ainda é necessário o uso da máscara no interior da farmácia. “Procuramos sempre realizar um bom atendimento para todas as pessoas que são usuárias da farmácia de Minas e precisamos da colaboração delas para que esse bom atendimento seja mantido. No caso da Farmácia de Minas da capital, o comparecimento nos dias e horários agendados contribui muito para uma maior agilidade na entrega do medicamento e possibilita a manutenção do número ideal de usuários por período de tempo e, portanto, um número menor de pessoas na espera pelo atendimento, diminuindo assim a fila. Também reforçamos que para a saúde e segurança de todos, o uso da máscara no interior da farmácia também é necessário e obrigatório” disse.

Cidadãos mineiros contam com a Farmácia de Minas para obter medicamentos – Foto: Alessandra Maximiano

Contando com os serviços da Farmácia de Minas de Belo Horizonte há cerca de 1 ano e realizando um tratamento de hemodiálise, Talita Castelo Branco também reconhece que se não fosse pela Farmácia de Minas não teria condições de adquirir seu medicamento. “O remédio que preciso é tomado o mês inteiro e é caro. Se não fosse a farmácia não teria condições de adquirir. O atendimento é rápido, ágil, os atendentes são educados. Nunca tive problemas”, disse. 

Mais informações sobre entrega de medicamentos pelo Estado, fluxos e renovação de receitas acesse: https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos.

Por Alessandra Maximiano

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