O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, empenhado e comprometido com a temática, desenvolveu ações de mobilização voltadas para a educação no trânsito.

Servidores da GRS Unaí - Foto: GRS Unaí

No dia 20 de maio foi promovida uma palestra para os servidores da GRS Unaí, em que o convidado, José Vanilson, observador certificado de Unaí e região, falou sobre educação no trânsito, além da apresentação do perfil geográfico e sociodemográfico dos Acidentes de Transporte Terrestres na região, pelo setor de Vigilância Epidemiológica Regional.

No mesmo dia, a referência técnica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Franciele Nascimento, promoveu uma ação de mobilização com os motoboys de um aplicativo de entrega do município de Unaí. O momento contou com uma palestra para os motoboys, além da fixação, nas mochilas dos entregadores, do tema da campanha deste ano “JUNTOS SALVAMOS VIDAS”. Franciele destacou que "os Acidentes de Transporte Terrestre são um grave problema de saúde em nossa região e no mundo por trazerem impactos consideráveis na assistência à saúde e levarem a um número expressivo de óbitos. Portanto, a mobilização e conscientização se fazem imprescindíveis”.

Motoboys que participaram da ação - Foto: GRS Unaí

No dia 21 de maio foi realizada uma caminhada educativa em que diversos idealizadores e apoiadores estiveram presentes, entre eles o observador credenciado José Vanilson, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de sociedade civil, representantes de empresas, ciclistas, e cidadãos em geral.

Caminhada em prol da ação do Maio Amarelo - Foto: GRS Unaí

Por GRS Unai